Wagner Moura no Oscar? Ator chega à premiação como ‘um dos principais concorrentes’

Ator brasileiro recebeu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro com o filme “O Agente Secreto”

Wagner Moura venceu o Globo de Ouro pela atuação em ‘O Agente Secreto’

Na noite do último domingo (11), Wagner Moura, 49, venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, em cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. . O brasileiro foi premiado por sua atuação no filme “ O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Segundo informações da CNN, um dos principais jornais do Estados Unidos, o The New York Times, olha para o brasileiro como forte candidato em um dos maiores prêmios da indústria cinematográfica, o Oscar 2026, com o mesmo filme que já o rendeu diversos prêmios nos últimos meses. Em dezembro de 2025, o longa foi pré-selecionado na categoria de Melhor Filme Internacional na premiação, repetindo o feito de “Ainda Estou Aqui”.

Leia também

Pela segunda vez consecutiva, o Brasil é representado na premiação e surge como potente nome para levar a tão concorrida estatueta. A reportagem realizada pelo jornal Novaiorquino, foi feita antes mesmo da vitória do ator e do filme durante o Globo de Ouro e foi baseada na entrevista do ator ao veículo. “O astro brasileiro de ‘O Agente Secreto’ é um dos principais candidatos ao Oscar, embora alguns em seu país tenham se voltado contra ele por criticar o governo de direita”, afirma a reportagem.

‘O Agente Secreto’, com Wagner Moura

O que significa a pré-seleção do Oscar 2026?

A pré-seleção do Oscar atua como uma “peneira” para os votantes: diminui o número de filmes a serem vistos até o anúncio oficial dos indicados. Após a pré-seleção, os votantes precisam assistir às produções que têm chances de avançar para a próxima etapa.

As nomeações do Oscar serão divulgadas no dia 22 de janeiro. A 98ª edição da premiação está marcada para 15 de março de 2026.

O Agente Secreto

O filme brasileiro superou 1 milhão de espectadores nas salas de cinema, tornando-se o maior lançamento brasileiro de 2025, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine). A estreia nas telonas ocorreu em 6 de dezembro.

Situado no Recife de 1977, o filme é um thriller político que narra a história de Marcelo (Wagner Moura), um professor que tenta escapar de um passado enigmático e retorna ao Recife em busca de tranquilidade, mas logo descobre que a cidade não é o refúgio que esperava.

O elenco inclui ainda Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”) e Alice Carvalho (“Cangaço Novo”).

A produção já conquistou mais de 30 prêmios internacionais e está concorrendo em outras importantes premiações, como Critics Choice Awards e Globo de Ouro.

Mariana Taveira é estagiária do portal Itatiaia. Graduanda em Jornalismo pela UFMG, atua na cobertura de Minas Gerais, Brasil, Mundo e Entretenimento. Foi estagiária de produção na Record Minas e é entusiasta de narrativas que nascem do cotidiano e das paixões coletivas.

Ouvindo...