O Miss Universo decretou o fim do limite de idade para participar do concurso após mais de 70 anos. Desta forma, mulheres com idades acima de 28 anos poderão participar do evento a partir de 2024. A decisão ocorre pouco mais de um ano depois de a organização permitir que mulheres casadas e com filhos pudessem disputar o título. Inclusive, a edição do concurso em El Salvador, a ser realizada no dia 18 de novembro, será a primeira com essas mudanças.
Nessa terça-feira (12), R’Bonney Gabriel, Miss Universo 2022, anunciou a novidade. Ela, que tem 29 anos, participou do desfile da Tanner Fletcher na Semana de Moda de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), que contou com modelos de todas as idades.
Leia também:
Miss Universo terá pela primeira vez mulher ‘fora dos padrões’ da magreza
Mulher trans irá ao Miss Universo pela segunda vez na história
“O que adoro no Miss Universo é que eles estão sempre em primeiro lugar, procurando maneiras de serem mais inclusivos e viverem melhor de acordo com a plataforma que criaram para nós”, disse Gabriel ao Women’s Wear Daily (WWD).
O tema foi levantado pela Miss Universo 2022 no momento em que ela respondeu uma pergunta dos jurados antes mesmo de ser eleita. “Respondi a uma pergunta no palco: ‘Se você fosse fazer alguma mudança nas regras da organização, quais seriam?’ Eu disse para aumentar o limite de idade. Quando competi, o limite de idade era 28 anos e eu tinha 28 anos na época. Então, minha resposta foi que acho que deveríamos mudar isso – a capacidade de uma mulher competir no Miss Universo, ou qualquer coisa na vida, não deveria ser definida pela sua idade. A idade deveria ser apenas um número”, disse.
Desde que Anne Jakrajutatip, que é uma empresária transgênero, comprou a organização por US$ 20 milhões em janeiro do ano passado, muitas mudanças foram feitas. À época, ela defendeu uma “liderança transformacional, a fim de melhorar a herança de longa data da organização”.
Até então, duas mães foram eleitas e estarão em El Salvador para, quem sabe, receber o título histórico de Miss Universo 2023. São elas: Camila Avella (Miss Universo Colômbia) e Michelle Cohn (Miss Universo Guatemala). No Brasil, a representante é Maria Brechane, natural do Rio Grande do Sul.