O ator que interpreta o protagonista de ‘De Volta para o Futuro”, Michael J. Fox, de 63 anos, fez uma participação surpresa no show da banda Coldplay, no festival de Glastonbury, na Inglaterra, nesse sábado (29). A banda e o artista tocaram para um público de aproximadamente 100 mil pessoas.
Fox se juntou à banda em duas músicas no “bis”. O vocalista Chris Martin chamou o ator com a frase: “E agora outro Michael lendário”, referindo-se ao fato de que ele já havia chamado o fundador do festival, Michael Eavis, durante o show. “Com seu riff de Chuck Berry e da forma como bateu em Biff; senhoras e senhores, recebam Michael J. Fox”.
O ator participou de uma das músicas mais famosas da banda, Fix You, no meio da qual, Martin cantou “Go, Johnny, Go, Go, Go”, em referência a uma cena de “De Volta para o Futuro”, em que o personagem de Fox, Marty McFly, toca a canção no baile de formatura dos pais.
O ator, que teve o diagnóstico de
Diagnóstico aos 29 anos
O ator canadense Michael J. Fox enfrenta a Doença de Parkinson há mais de 30 anos. O diagnóstico veio aos 29 anos de idade. O streaming AppleTV lançou, no ano passado, o documentário “Still – Ainda sou Michael J. Fox”, sobre o artista, em que ele fala, entre outras coisas, de seu quadro de saúde.
O ator é bastante aberto sobre o tema e, em uma entrevista a uma emissora americana ainda em 2023, ele afirmou que a convivência com a doença está ficando cada vez mais difícil. Ele disse, ainda, que não acha que chegará aos 80 anos. “Mas é assim que as coisas são. Está batendo na porta”, disse.
Fox contou também que tem sofrido quedas, pelas quais ele quebrou ossos, além de pneumonias e aspiração de comida. Segundo ele, não se morre de Parkinson. Morre-se com Parkinson.”
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson afeta o sistema nervoso central, especialmente o sistema motor, que é responsável pelo controle dos movimentos corporais. Segundo o hospital Albert Einstein, essa condição é degenerativa, crônica e progressiva. Isso quer dizer que os órgãos se deterioram gradualmente. Uma das principais características é a perda da função motora.
Os
- Bradicinesia: diminuição da velocidade e amplitude dos movimentos, resultando em lentidão geral.
- Tremores: movimentos involuntários, frequentemente nas mãos ou dedos, que ocorrem principalmente durante o repouso.
- Rigidez muscular: aumento da tensão muscular que dificulta os movimentos.
- Instabilidade postural: dificuldade em manter o equilíbrio e a postura, aumentando o risco de quedas.
Não apenas sintomas motores acometem os pacientes. Eles também podem ter distúrbios de sono, depressão, ansiedade, perda de peso, urgência urinária, sudorese excessiva, entre outros.