O cantor Marrone, dupla de Bruno, precisou
“Felizmente, ele ainda nos procurou numa hora adequada, porque a visão central não foi perdida. Houve uma certa perda de campo visual, mas que é compatível com ele levar uma vida normal, fazendo sua profissão, seus shows, sem problema, desde que não haja progressão desta doença”, explicou Francisco Eduardo, ao G1.
O médico reforçou, ainda,
“O pessoal vai perdendo a visão periférica, aquela visão dos lados, não é a visão central que você está vendo as letras na televisão. A visão periférica aos poucos vai se perdendo, geralmente durante anos e de maneira sorrateira, assintomática, a pessoa não sente nada, não tem coceira no olho, não tem olho vermelho, não tem nada. Esse é o glaucoma mais perigoso, que ele durante anos vai roubando a sua visão e depois não devolve”, explicou Beniz.
Cirurgia de emergência
O cantor Marrone, dupla de Bruno, foi internado nessa segunda-feira (17) para fazer uma cirurgia de emergência nos olhos, em Goiânia. Diagnosticado com glaucoma em estágio avançado, a assessoria do sertanejo informou à Itatiaia que ele recebeu alta do hospital.
No último boletim,
Nesta terça-feira (18), a assessoria de imprensa do cantor informou à Itatiaia que ele recebeu alta na noite dessa segunda (17). “Está em casa, correu tudo certo na cirurgia e ele passa bem”, aponta.
Por isso,
O que é glaucoma?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), muitas vezes chamada de “
Outros fatores, como possuir histórico familiar da doença, ser negro ou asiático, apresentar pressão intraocular elevada ou possuir outras doenças oculares aumentam as chances de a pessoa desenvolver glaucoma em algum momento da vida.
Prevenção
“A informação é a principal arma contra a doença, uma vez que geralmente é assintomática nos estágios iniciais. Muitas pessoas não percebem que têm glaucoma até que o dano seja significativo, resultando em lesões irreversíveis no nervo óptico e levando à perda permanente da visão”, ressaltou a presidente do CBO, Wilma Lelis.
Segundo ela, a detecção precoce, por meio de exames oftalmológicos regulares, é essencial para identificar e tratar o glaucoma antes que ocorra perda visual. Medidas preventivas, como monitoramento da pressão intraocular, uso de medicamentos adequados e tratamentos a laser ou cirúrgicos, podem ajudar a controlar a progressão da doença e proteger a visão a longo prazo.
Tratamento
Como política de combate à cegueira causada pelo glaucoma, o Brasil possui o Programa de Atenção ao Paciente Portador de Glaucoma que fornece gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) colírios para o tratamento do glaucoma. Essa iniciativa tem sido decisiva para afastar milhões de pessoas da cegueira.
*Com informações de Jacqueline Moura