Ouvindo...

Times

Cegueira irreversível: saiba mais sobre o glaucoma

Mais de 1,7 milhão de pessoas devem ter glaucoma no Brasil

A Campanha Maio Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre os fatores de risco, sintomas e a importância dos exames oftalmológicos regulares para detectar o glaucoma precocemente.

Mais de 1,7 milhão de pessoas devem ter glaucoma no Brasil. Esse número foi divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Os dados ainda mostram que 2% da população acima de 40 anos pode apresentar a doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível do mundo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), muitas vezes chamada de “ladrão silencioso da visão”, o glaucoma é uma condição ocular progressiva que pode resultar em danos permanentes ao nervo óptico e, eventualmente, levar à cegueira. “O glaucoma particularmente perigoso é sua natureza assintomática nas fases iniciais, o que significa que muitas pessoas podem estar sofrendo com a doença sem sequer perceber. A pressão intraocular elevada é um fator de risco comum para o desenvolvimento do glaucoma”, explica o médico Emílio Suzuki, presidente da entidade.

Outros fatores, como possuir histórico familiar da doença, ser negro ou asiático, apresentar pressão intraocular elevada ou possuir outras doenças oculares aumentam as chances de a pessoa desenvolver glaucoma em algum momento da vida.

Leia também

Prevenção

“A informação é a principal arma contra a doença, uma vez que geralmente é assintomática nos estágios iniciais. Muitas pessoas não percebem que têm glaucoma até que o dano seja significativo, resultando em lesões irreversíveis no nervo óptico e levando à perda permanente da visão”, ressaltou a presidente do CBO, Wilma Lelis.

Segundo ela, a detecção precoce, por meio de exames oftalmológicos regulares, é essencial para identificar e tratar o glaucoma antes que ocorra perda visual. Medidas preventivas, como monitoramento da pressão intraocular, uso de medicamentos adequados e tratamentos a laser ou cirúrgicos, podem ajudar a controlar a progressão da doença e proteger a visão a longo prazo.

Tratamento

Como política de combate à cegueira causada pelo glaucoma, o Brasil possui o Programa de Atenção ao Paciente Portador de Glaucoma que fornece gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) colírios para o tratamento do glaucoma. Essa iniciativa tem sido decisiva para afastar milhões de pessoas da cegueira.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.
Leia mais