Ouvindo...

Miss Universo São Paulo aposta em candidatas novas e retorno de consolidadas

Seletiva pode contar com candidata de 75 anos pela primeira vez na história

Representante de São Paulo em 2023, Vitória Brodt ficou em terceiro lugar no Miss Brasil Universe

A Miss Universo São Paulo 2024 será eleita em julho, mas, antes disso, o concurso realiza seletiva que irá definir de 35 a 40 candidatas para disputar a faixa e a coroa. A eleita terá o objetivo de quebrar o jejum de 20 anos do estado sem receber o título de Miss Brasil, agora chamado de Miss Brasil Universe.

Renata Vilani e Samuel Teixeira são os novos coordenadores do concurso em São Paulo. A mudança ocorre após o Miss Brasil Universe ser vendido para o empresário Gerson Antonelli.

Diferente dos coordenadores que optaram por fazer um concurso, Minas Gerais decidiu aclamar uma candidata. Trata-se de Tatiana Gonçalves, de 26 anos, que, inclusive, será a primeira mãe na história a representar o estado no concurso.

“Eu e o Samuel entramos no mundo miss como preparadores e, hoje, decidimos investir no concurso e sermos empresários nesse ramo. Nós queremos desenvolver a marca e, para isso, precisamos fazer o concurso. O concurso é uma forma de angariar patrocinadores, ele será transmitido por um canal de televisão, então crescendo a marca, nós também crescemos como empresários”, reflete Renata, em entrevista à Itatiaia.

Leia também

Samuel acredita que o concurso é sempre a forma “mais justa” de eleger uma representante. “A candidata de Minas foi a segunda colocada [em um concurso passado, que foi invalidado] e ela é uma forte concorrente”, diz ele.

“Acho que a coordenação não viu a necessidade de fazer um concurso, já que tem uma candidata forte a participar”, acrescenta Samuel.

Candidatas

A seletiva para o Miss Universe São Paulo será realizada no próximo dia 16. As inscrições estão abertas para candidatas que possuem endereço comprovado no estado, com 18 anos ou mais e mínimo de 1m60 de altura.

Conforme Samuel e Renata, além de misses conhecidas, novas candidatas com grande potencial também se inscreveram - serão selecionadas entre 35 e 40 para a competição final.

“Tem algumas sim, que já são conhecidas e participaram de outras edições. Como a seletiva ainda não iniciou, recebemos informações de que fortes candidatas se inscreveriam”, destacou o coordenador.

“Nós também temos meninas que nunca participaram do concurso. Então esperamos novas misses”, pontua Renta, que completa: “A gente já sabe que o mundo transforma essas misses e elas ficam conhecidas como influenciadoras, a gente vê como a exemplo a Isadora Murta”.

Renata e Samuel explicam que os perfis são diversos. “A gente já recebeu candidata com 39 anos, está pra receber inscrição de uma pessoa com 75 anos. A gente não anunciou isso ainda. Tem uma coordenação que está pretendendo inscrever essa pessoa, não é certeza, mas recebemos informações”, revela ele, que acrescenta: “Bem variável o nicho de idades. Muitas mães, muitas casadas” .

Prêmios

A Miss Universe São Paulo 2024 ganhará prêmios que superam R$ 50 mil, incluindo uma coroa do designer mexicano Ricardo Patraca e uma scooter elétrica.

Além disso, a representante do estado ganhará aulas de idiomas, comunicação, passarela e conhecimentos gerais. Isso sem incluir apoio psicológico em tempo integral, dentista, endocrinologista, ginecologista, esteticista e acompanhamento de outros especialistas.

Para Renata, não basta eleger uma candidata em potencial para o Brasil finalmente ganhar a terceira coroa no Miss Universo. “Não acho que é só a miss, tá? Hoje se busca numa miss não só a parte estética, mas que ela se comunique bem e se conecte com as pessoas. Acredito também que falta a consolidação da marca no Brasil”, destaca.

Renata, inclusive, acredita que a nova coordenação nacional “está muito consolidada e também em acordo com o Miss Universo”.

A final do Miss Universe São Paulo será no dia 24 de julho, no Studio Stage Espaço de Eventos, na capital paulista. O concurso será exibido pelo canal oficial do youtube do Miss Universe São Paulo, além da ConecTV (App ou Smart TV).

RS, MG, SP e RJ lideram vitórias no Miss Brasil Universe

Ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo é o terceiro estado com mais vitórias no Miss Universo Brasil, agora Miss Brasil Universe, com 8 coroas. A última eleita pelo estado foi a modelo Valéria Péris, em 1994, que ficou na 19ª posição no Miss Universo.

Rio Grande do Sul (RS) dispara na frente com 15 coroas. A mais recente é de Maria Brechane, eleita Miss Brasil Universe 2023, que não se classificou no primeiro corte no concurso internacional.

Já Minas Gerais possui nove coroas. A última Miss Brasil Universe eleita pelo estado foi a jornalista Júlia Horta, em 2019. Ela se classificou para o TOP 20 no Miss Universo.

Por outro lado, o estado do Rio empata com SP em número de coroas, com 8. A Miss Brasil Universe eleita pelo estado mais recente foi Adriana Alves de Oliveira, em 1981. A Miss foi TOP 5 no internacional e ganhou como melhor traje típico da noite.

Maria Brechane, Miss Universo Brasil 2023

Miss Brasil Universe

O Miss Universo Brasil - agora, Miss Brasil Universe - está sob nova gestão há pouco mais de um mês. O empresário Gerson Antonelli é quem detém a mais conhecida franquia de concursos de beleza do país. Com a mudança, outras novidades vieram, dentre elas, a troca de coordenadores, assim como a data do concurso.

Conforme a página oficial do Miss Brasil Universe, a representante do país no concurso internacional será eleita entre os dias 22 e 27 de setembro, em São Paulo. Já o Miss Universo ocorre no fim do ano, no México.

Ainda não há informações sobre a transmissão da final do concurso. Desde 2021, o evento é exibido nas redes sociais ou em uma plataforma de streaming voltada para concursos de beleza.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.