A Miss Universo São Paulo 2024 será eleita em julho, mas, antes disso, o concurso realiza seletiva que irá definir de 35 a 40 candidatas para disputar a faixa e a coroa. A eleita terá o objetivo de quebrar o jejum de 20 anos do estado sem receber o título de Miss Brasil, agora chamado de Miss Brasil Universe.
Renata Vilani e Samuel Teixeira são os novos coordenadores do concurso em São Paulo. A mudança ocorre após o Miss Brasil Universe ser vendido para o empresário Gerson Antonelli.
Diferente dos coordenadores que optaram por fazer um concurso, Minas Gerais decidiu aclamar uma candidata. Trata-se de
“Eu e o Samuel entramos no mundo miss como preparadores e, hoje, decidimos investir no concurso e sermos empresários nesse ramo. Nós queremos desenvolver a marca e, para isso, precisamos fazer o concurso. O concurso é uma forma de angariar patrocinadores, ele será transmitido por um canal de televisão, então crescendo a marca, nós também crescemos como empresários”, reflete Renata, em entrevista à Itatiaia.
Samuel acredita que o concurso é sempre a forma “mais justa” de eleger uma representante. “A candidata de Minas foi a segunda colocada [em um concurso passado, que foi invalidado] e ela é uma forte concorrente”, diz ele.
“Acho que a coordenação não viu a necessidade de fazer um concurso, já que tem uma candidata forte a participar”, acrescenta Samuel.
Candidatas
A seletiva para o Miss Universe São Paulo será realizada no próximo dia 16. As inscrições estão abertas para candidatas que possuem endereço comprovado no estado, com 18 anos ou mais e mínimo de 1m60 de altura.
Conforme Samuel e Renata, além de misses conhecidas, novas candidatas com grande potencial também se inscreveram - serão selecionadas entre 35 e 40 para a competição final.
“Tem algumas sim, que já são conhecidas e participaram de outras edições. Como a seletiva ainda não iniciou, recebemos informações de que fortes candidatas se inscreveriam”, destacou o coordenador.
“Nós também temos meninas que nunca participaram do concurso. Então esperamos novas misses”, pontua Renta, que completa: “A gente já sabe que o mundo transforma essas misses e elas ficam conhecidas como influenciadoras, a gente vê como a exemplo a Isadora Murta”.
Renata e Samuel explicam que os perfis são diversos. “A gente já recebeu candidata com 39 anos, está pra receber inscrição de uma pessoa com 75 anos. A gente não anunciou isso ainda. Tem uma coordenação que está pretendendo inscrever essa pessoa, não é certeza, mas recebemos informações”, revela ele, que acrescenta: “Bem variável o nicho de idades. Muitas mães, muitas casadas” .
Prêmios
A Miss Universe São Paulo 2024 ganhará prêmios que superam R$ 50 mil, incluindo uma coroa do designer mexicano Ricardo Patraca e uma scooter elétrica.
Além disso, a representante do estado ganhará aulas de idiomas, comunicação, passarela e conhecimentos gerais. Isso sem incluir apoio psicológico em tempo integral, dentista, endocrinologista, ginecologista, esteticista e acompanhamento de outros especialistas.
Para Renata, não basta eleger uma candidata em potencial para o Brasil finalmente ganhar a terceira coroa no Miss Universo. “Não acho que é só a miss, tá? Hoje se busca numa miss não só a parte estética, mas que ela se comunique bem e se conecte com as pessoas. Acredito também que falta a consolidação da marca no Brasil”, destaca.
Renata, inclusive, acredita que a nova coordenação nacional “está muito consolidada e também em acordo com o Miss Universo”.
A final do Miss Universe São Paulo será no dia 24 de julho, no Studio Stage Espaço de Eventos, na capital paulista. O concurso será exibido pelo canal oficial do youtube do Miss Universe São Paulo, além da ConecTV (App ou Smart TV).
RS, MG, SP e RJ lideram vitórias no Miss Brasil Universe
Ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo é o terceiro estado com mais vitórias no Miss Universo Brasil, agora Miss Brasil Universe, com 8 coroas. A última eleita pelo estado foi a modelo Valéria Péris, em 1994, que ficou na 19ª posição no Miss Universo.
Rio Grande do Sul (RS) dispara na frente com 15 coroas. A mais recente é de
Já Minas Gerais possui nove coroas. A última Miss Brasil Universe eleita pelo estado foi a jornalista Júlia Horta, em 2019. Ela se classificou para o TOP 20 no Miss Universo.
Por outro lado, o estado do Rio empata com SP em número de coroas, com 8. A Miss Brasil Universe eleita pelo estado mais recente foi Adriana Alves de Oliveira, em 1981. A Miss foi TOP 5 no internacional e ganhou como melhor traje típico da noite.
Maria Brechane, Miss Universo Brasil 2023
Miss Brasil Universe
O Miss Universo Brasil - agora, Miss Brasil Universe - está sob nova gestão há pouco mais de um mês. O empresário
Conforme a página oficial do Miss Brasil Universe, a representante do país no concurso internacional será eleita entre os dias 22 e 27 de setembro, em São Paulo. Já o Miss Universo ocorre no fim do ano, no México.
Ainda não há informações sobre a transmissão da final do concurso. Desde 2021, o evento é exibido nas redes sociais ou em uma plataforma de streaming voltada para concursos de beleza.