Dois meses antes de viajar para Mônaco representando o Brasil em um concurso, Tatiana Gonçalves, de 26 anos, descobriu que estava grávida e precisou interromper o sonho que foi plantado em seu coração quando ainda trabalhava como vendedora em um shopping popular de Belo Horizonte, o Oiapoque. Agora, ela irá representar Minas Gerais no Miss Brasil Universe 2024, pois, atualmente, as regras permitem a participação de mães.
À Itatiaia, ela recorda o momento que teve o sonho interrompido. “Em 2019, eu tive a oportunidade de ir para Mônaco representar o meu país em um concurso internacional. E, faltando dois meses para o concurso, eu descobri a minha gravidez e tive que paralisar o meu sonho”, inicia.
“O motivo foi muito maior, hoje sou completamente feliz por ser mãe, mas se hoje eu pude voltar a sonhar foi porque o Miss Universo nos deu essa oportunidade de inclusão”, diz ela, que leva como trunfos o “amadurecimento” e a “responsabilidade” adquiridos com a gestação.
“Foi algo transformador mesmo, íntimo comigo e com Deus, porque eu falei que se entrasse de novo seria por algo muito maior. A gente usa nossa beleza com propósito, e tem que ser um verdadeiro, genuíno, que vá não só me acrescentar, mas também a vida de outras mulheres. Eu voltei para os concursos de beleza com um propósito de vida, e sei exatamente de onde eu saí”, analisa.
Atualmente, Tatiana palestra em um centro de formação profissional e educacional da capital, que fez parte da sua adolescência, incentivando jovens a irem atrás de seus sonhos e investirem em sua capacitação. “Meu propósito é levar esperança não só para os jovens, mas para as mamães, meninas e mulheres”, encerra.
Tatiana Gonçalves e a filha, Radassah, de 4 anos
Miss Universe Minas Gerais
Minas Gerais será representado por uma candidata mãe pela primeira vez na história no Miss Universo Brasil.
Daniela Oliveira, eleita em março,
Uma curiosidade é que Tatiana, após ficar no TOP 5 do Miss Universo Minas Gerais 2023, foi eleita Miss Aura Brasil e ficou em quarto lugar no concurso internacional realizado na Turquia. Posteriormente, Tatiana representou a cidade de Gonçalves no Miss Universo Minas Gerais 2024 e ficou em segundo lugar no concurso. Com a desistência de Daniela, a mineira foi escolhida para carregar a faixa do estado nas passarelas do Miss Universo Brasil.