Ouvindo...

Vídeo: Ministra do STF e presidente do TSE, Cármen Lúcia enfrenta fila e vota em BH

Mineira de Montes Claros, a ministra falou sobre a importância do voto e agradeceu a imprensa, durante votação neste domingo (27)

Ministra Cármen Lúcia vota em Belo Horizonte, neste domingo (27), para o segundo turno da eleições municipais.

A Ministra do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Cármen Lúcia esteve no Colégio Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para votar nas eleições deste domingo (27).

Em Belo Horizonte, quase dois milhões de moradores estão aptos a votar neste segundo turno, quando a população deve escolher entre Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD).

Em uma rápida fala, a ministra agradeceu a imprensa e desejou boa sorte a todos nas eleições. A ministra chegou por volta de 7h30.

“Espero que neste segundo turno, com qual a gente finaliza as eleições de 2024, cada cidadã, cada eleitora e eleitor, possa ter escolhido bem e, neste dia, aqui em Belo Horizonte se abre com céu azul, que todo mundo participe até o final do dia, todo mundo vote e exerça esse direito que é importantíssimo. Eu quero agradecer de uma forma especial, além de juízas, juízes, mesários e mesários, os senhores da imprensa que colaboram durante todo o processo de formação das normas, nas resoluções, das audiências públicas e agora no acompanhamento de tudo que aconteceu neste processo eleitoral”, declarou.

Carmen Lúcia também disse que sem um judiciário independente e uma imprensa livre, “a democracia não acontece”. A expectativa é que a ministra retorne para Brasília na parte da tarde, onde acompanhará o segundo turno nas 51 cidades do Brasil.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), são 1.992.984 eleitores na capital mineira. A votação vai das 8h às 17h. Em

Ministra do STF e presidente do TSE, Carmen Lucia enfrenta fila e vota em BH.

Carmen Lucia chegou antes do início da votação e enfrentou fila antes de votar, a espera da abertura dos portões. Na fila, ela conversou com outros eleitores.

Leia também

Mineira de Montes Claros, a ministra assumiu a presidência do TSE em junho deste ano.

É a segunda vez que Cármen Lúcia assume a presidência do TSE, cargo que ocupou no biênio 2012-2013. Doze anos após a primeira gestão à frente da Justiça Eleitoral, ela terá novamente o desafio de comandar o órgão diante de eleições municipais. O ministro Kassio Nunes Marques assumiu a vice-presidência da Corte. Além disso, a cerimônia desta segunda também marcou a oficialização de André Mendonça como ministro titular do TSE — ele era suplente até então.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.