A
Em Belo Horizonte, quase dois milhões de moradores estão aptos a votar neste segundo turno, quando a população deve escolher entre
Em uma rápida fala, a ministra agradeceu a imprensa e
“Espero que neste segundo turno, com qual a gente finaliza as eleições de 2024, cada cidadã, cada eleitora e eleitor, possa ter escolhido bem e, neste dia, aqui em Belo Horizonte se abre com céu azul, que todo mundo participe até o final do dia, todo mundo vote e exerça esse direito que é importantíssimo. Eu quero agradecer de uma forma especial, além de juízas, juízes, mesários e mesários, os senhores da imprensa que colaboram durante todo o processo de formação das normas, nas resoluções, das audiências públicas e agora no acompanhamento de tudo que aconteceu neste processo eleitoral”, declarou.
Carmen Lúcia também disse que sem um judiciário independente e uma imprensa livre, “a democracia não acontece”. A expectativa é que a ministra retorne para Brasília na parte da tarde, onde acompanhará o segundo turno nas 51 cidades do Brasil.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), são 1.992.984 eleitores na capital mineira. A votação vai das 8h às 17h. Em
Ministra do STF e presidente do TSE, Carmen Lucia enfrenta fila e vota em BH.
Carmen Lucia chegou antes do início da votação e enfrentou fila antes de votar, a espera da abertura dos portões. Na fila, ela conversou com outros eleitores.
Mineira de Montes Claros, a ministra
É a segunda vez que Cármen Lúcia assume a presidência do TSE, cargo que ocupou no biênio 2012-2013. Doze anos após a primeira gestão à frente da Justiça Eleitoral, ela terá novamente o desafio de comandar o órgão diante de eleições municipais. O ministro Kassio Nunes Marques assumiu a vice-presidência da Corte. Além disso, a cerimônia desta segunda também marcou a oficialização de André Mendonça como ministro titular do TSE — ele era suplente até então.