Ouvindo...

E-Título: sábado (26) é o último dia para baixar o aplicativo; veja como

Através do app é possível verificar o local de votação e justificar ausência nas urnas

E-título, o título de eleitor eletrônico.

Eleitores e eleitoras de cidades que terão segundo turno devem baixar ou atualizar o aplicativo e-Título até este sábado (26). Através do app, é possível verificar o local de votação e justificar ausência nas urnas.

No domingo, dia em que ocorre a votação para segundo turno em diversas cidades do país, o aplicativo ficará bloqueado para baixar e atualizar. Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomenda que o download e atualização sejam feitos com antecedência, para evitar filas virtuais.

Para que serve o e-Título?

O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto nas eleições, além disso, é possível verificar o local e a seção de votação. Caso não consiga baixar o aplicativo, basta levar documentos com fotos.

Veja aqui o que é preciso ser feito antes de votar.

Como baixar ou atualizar o e-Título?

Acesse os aplicativos de lojas virtuais no seu celular, como Google Play e Apple Store. Para baixar ou atualizar, basta clicar em “baixar” ou “atualizar”.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a última atualização do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além de melhor desempenho.

Leia também

Como justificar o voto através do e-Título?

Na página inicial do app, o eleitor ou eleitora que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve acessar o menu “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência” para fazer o pedido.

Segundo o TSE, no dia da eleição não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência e o próprio aplicativo reconhece o local.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo