Ouvindo...

Não votei e agora? Veja o que pode ser feito

Após o fim da votação, o eleitor pode justificar a ausência em até 60 dias

BH: REDE declara apoio à Fuad no 2º turno

Neste domingo (6), eleitores e eleitoras escolhem seus representantes para prefeito e vereador. No caso de Belo Horizonte, também votam em um referendo para mudança da Bandeira. No entanto, muitos eleitores não comparecem às urnas e as razões podem ser variadas, como, entre elas, não estar no seu munícipio de votação.

Caso você não tenha comparecido, é necessário justificar a ausência. A Justiça Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita ainda no dia de eleição, mas eleitores e eleitoras podem justificar em até 60 dias.

No caso das eleições 2024, o eleitor tem até 5 de dezembro para justificar o voto.

Como eu justifico o voto?

Os eleitores que não conseguiram votar têm duas opções para justificar a ausência:

Através do aplicativo e-Título, o eleitor pode utilizar o recurso de geolocalização que vai identificar que o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e permite, automaticamente, o registro da justificativa.

Caso o eleitor ou eleitora prefira justificar presencialmente, basta se dirigir a qualquer local de votação e preencher o requerimento de justificativa. Não é obrigatório levar o título de eleitor, mas é necessário apresentar um documento com foto.

Mas atenção, na assinatura do requerimento, é exigido que o número do título seja informado, portanto, o candidato precisa ter o número anotado em algum lugar.

Não consegui justificar no dia da eleição, o que eu faço?

Caso não tenha conseguido justificar o voto ainda no domingo de eleição, o eleitor tem até 5 de dezembro. A justificativa após o primeiro turno pode ser feita pelos seguintes meios:

  • aplicativo e-Título
  • autoatendimento Eleitoral, no site do TSE
  • sistema justifica
  • atendimento presencial nos cartórios eleitorais

É obrigatório somente a apresentação de um documento que comprove o motivo alegado para a ausência, além de documento com foto.

Caso tenha justificado no dia da eleição, não é necessário comprovar o motivo da ausência.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo