Neste domingo, 6 de outubro, os eleitores de todo o Brasil escolhem representantes das Prefeituras e Câmara Municipais. Sendo assim, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.569 munícipios.
O prefeito, como chefe do Poder Executivo municipal, é responsável pela gestão do município. Ele tem como principal função cuidar dos interesses públicos da cidade, realizando obras, fazendo a manutenção dos espaços públicos, gerenciando recursos para a melhoria de serviços de saúde e educação, além de promover ações culturais, por exemplo.
Já os vereadores fazem parte do poder Legislativo. Eles são encarregados de fiscalizar o trabalho do gestor municipal, o prefeito, mas também propor e alterar leis que sejam benéficas para os moradores da cidade.
Ordem de votação
O primeiro voto a ser digitado na urna é para o cargo de vereador. Dos cinco dígitos, os dois primeiros correspondem ao partido e os três últimos identificam o candidato. O eleitor tem ainda a opção de votar em legenda, digitando apenas o número do partido e teclando “Confirma” logo em seguida.
O segundo voto é para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Para estes cargos, são apenas dois dígitos para identificar os dois candidatos, que concorrem em chapa única.
Quando é o segundo turno?
Um eventual 2º turno está marcado para o dia 27 de outubro, nos municípios com mais de 200 mil eleitores. O segundo turno é exclusivo para definir o representante da prefeitura, ou seja, se necessário, o eleitor terá que votar apenas no prefeito.