O deputado estadual e ex-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos), ainda não definiu se apoiará Bruno Engler (PL) no segundo turno das eleições municipais. O apresentador pode, inclusive, optar por se manter neutro, ou seja, não indicar apoio a Engler ou ao seu adversário, o atual prefeito Fuad Noman (PSD), conforme apuração da Itatiaia.
O cenário atual aponta para o apoio do Republicanos ao candidato do PL. A decisão já está praticamente sacramentada pelos diretórios estadual e nacional do partido, e o municipal está quase fechado. Tramonte, por sua vez, não precisará seguir a recomendação da legenda. “O Tramonte está livre para apoiar ou não, ele sempre foi mais independente, mas até então não decidiu”, disse uma fonte consultada pela reportagem.
Leia também:
Ainda segundo a apuração, Mauro Tramonte está a caminho de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. Ele pode ficar por lá até o fim das eleições municipais, o que confirmaria sua posição de neutralidade.
O Republicanos tem como uma de suas principais figuras o senador Cleitinho, amigo e apoiador de Bruno Engler, inclusive no primeiro turno, quando o partido lançou chapa própria encabeçada por Tramonte e que teve Luísa Barreto, atual secretária de estado de planejamento e gestão do governo Zema (Novo), como vice.
De favorito a terceiro colocado
Mauro Tramonte liderou boa parte das pesquisas de intenções de voto para a prefeitura de Belo Horizonte. Os primeiros levantamentos davam entre 27% a 30% para o deputado estadual.
No entanto, ao fim do primeiro turno, o apresentador ficou na terceira colocação com 15,22% - ou 192.991 votos.
Bruno Engler ficou na primeira colocação com 34,38% - 435.853 votos, e disputa o segundo turno com Fuad Noman (PSD), segundo colocado com 26,54% - 336.442 votos.