O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler (PL), e correligionários estão em busca do apoio de vereadores do partido Novo em Belo Horizonte. A pauta econômica defendida pelo deputado estadual ao longo desta campanha, como a liberdade econômica, Estado mais enxuto, implantação de novas tecnologias na gestão pública, além de tornar BH mais atrativa para novos negócios encontra eco entre a bancada do partido do governador Romeu Zema na Câmara Municipal.
Todos os três vereadores do Novo foram reeleitos e com votações expressivas. A vereadora Fernanda Altoé recebeu 18.682, Marcela Trópia alcançou 17.878 e Braulio Lara recebeu a confiança de 9.992 moradores da capital.
A Itatiaia apurou que Engler e aliados do candidato estão em contato com os vereadores. A ideia é que eles atuem como replicadores e busquem votos entre os apoiadores do partido Novo para o político do PL. No entanto, alguns desses vereadores disseram que querem conversar pessoalmente com Engler. Eles querem ouvir o comprometimento de Engler com pautas importantes para a legenda.
Reunião entre Zema e Engler ainda não aconteceu
Uma semana após a votação do primeiro turno, Engler e Zema ainda não se encontraram pessoalmente. O candidato à prefeitura busca o apoio de Zema para o segundo turno, após o governador ter sido derrotado no 1º turno ao optar pelo apoiar ao candidato Mauro Tramonte (Republicanos). O governador se uniu ao inimigo político Alexandre Kalil para impulsionar a candidatura de Tramonte, mas a aliança não foi suficiente para eleger o apresentador de TV.
Engler disse à Itatiaia que recebeu um telefonema do governador, que o parabenizou pela votação no 1º turno. O afilhado político de Bolsonaro disse que antecipou a Zema que, se for eleito, terá um relacionamento muito próximo com o governo do Estado. O político disse que precisa do Governo de Minas para resolver os problemas de Belo Horizonte e que Zema se colocou disponível para ajudar, se o político do PL for eleito.
Ao ser questionado por nossa reportagem, o deputado afirmou que esperava se reunir com Zema. As nossas apurações apontam que a expectativa era que esse encontro entre Zema e Engler ocorresse nesta semana, o que não aconteceu. No entanto, a Itatiaia apurou que Engler e aliados têm conversado com lideranças importantes do partido Novo.
O cenário aponta que o apoio de Zema a Engler seria natural. Em um café com jornalistas, antes do 1º turno, Zema declarou que subiria no palanque de candidatos no 2º turno para combater o avanço do PT e outros partidos da esquerda.
No entanto, até o momento, não há uma data confirmada para um encontro entre integrantes do PL, Novo, Engler e Zema.