A eleição municipal de 2024 trará mudanças para a composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eleitos prefeitos, os deputados Coronel Sandro (PL), Douglas Melo (PSD) e Fábio Avelar (Avante) deixam suas cadeiras no Legislativo mineiro para assumir as prefeituras.
Coronel Sandro foi eleito em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Douglas Melo foi eleito em Sete Lagoas, na Região Central, e Fábio Avelar foi eleito em Nova Serrana, na região Centro-Oeste. Eles deixaram suas cadeiras na ALMG a partir de 2025.
Veja mais: Veja os 10 vereadores eleitos mais votados do Brasil nas eleições 2024
A vaga de Coronel Sandro deve ficar com Lincoln Drumond, segundo suplente do PL, atual vereador em Coronel Fabriciano. A primeira suplente do PL era Amanda Teixeira, que já assumiu a vaga na ALMG quando Alê Portela foi nomeada secretária no governo Zema.
A vaga de Douglas Melo, eleito em Sete Lagoas, ficaria com Makoto Sekita (primeiro suplete, mas Sekita também se elegeu prefeito em São Gotardo. Dessa forma, quem assume a vaga na ALMG é Adalclever Lopes, segundo suplente.
Adalclever já foi presidente da ALMG entre 2015 e 2019 e já teve quatro mandatos como deputado estadual.
Já a vaga de Fábio Avelar, eleito em Nova Serrada, será ocupada pela advogada Carol Caram, primeira suplente do Avante.
Uma nova alteração na ALMG pode acontecer no início de 2025, caso o deputado estadual Bruno Engler (PL) seja eleito prefeito de BH. Ele disputa o segundo turno contra o prefeito Fuad Noman (PSD).