Dos 41 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), 12 são mulheres — o que representa 29% do total. O resultado eleitoral de 2024 é o melhor para a bancada feminina da história da capital mineira, superando as últimas eleições.
Em 2020, 11 mulheres foram eleitas vereadoras em Belo Horizonte. Ao longo da legislatura, no entanto, o número caiu para 10 parlamentares femininas.
Saiba quais foram as vereadoras eleitas em Belo Horizonte
- Professora Marli (PP)
- Iza Lourença (PSOL)
- Fernanda Pereira Altoé (Novo)
- Marcela Trópia (Novo)
- Flávia Borja (DC)
- Loíde Gonçalves (MDB)
- Luiza Dulci (PT)
- Cida Falabella (PSOL)
- Janaína Cardoso (União)
- Juhlia Santos (PSOL)
- Dra Michelly Siqueira (PRD)
- Marilda Portela (PL)
As eleições de 2020 já haviam sido as melhores, em termos de números, para a bancada feminina no Legislativo municipal, com a eleição de 11 representantes. Nos anos anteriores, os números haviam sido ínfimos. Nas eleições de 2016, foram quatro mulheres eleitas, em 2012, apenas uma.
4 no Top 5
Entre os cinco primeiros eleitos para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, quatro foram mulheres. Professora Marli (PP) foi a mulher mais votada para o Legislativo municipal, com 23.773 votos e foi seguida por Iza Lourença (PSOL), com 21.485 votos; Fernanda Pereira Altoé, 18.682 e Marcela Trópia, com 17.878 votos. As duas últimas são do partido Novo.