Ouvindo...

Com 12 mulheres eleitas, Câmara de BH terá maior bancada feminina da história

Número superou o da última eleição, quando 11 mulheres haviam sido eleitas entre as 41 cadeiras do Legislativo municipal

Dos 41 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), 12 são mulheres — o que representa 29% do total. O resultado eleitoral de 2024 é o melhor para a bancada feminina da história da capital mineira, superando as últimas eleições.

Em 2020, 11 mulheres foram eleitas vereadoras em Belo Horizonte. Ao longo da legislatura, no entanto, o número caiu para 10 parlamentares femininas.

Saiba quais foram as vereadoras eleitas em Belo Horizonte

  1. Professora Marli (PP)
  2. Iza Lourença (PSOL)
  3. Fernanda Pereira Altoé (Novo)
  4. Marcela Trópia (Novo)
  5. Flávia Borja (DC)
  6. Loíde Gonçalves (MDB)
  7. Luiza Dulci (PT)
  8. Cida Falabella (PSOL)
  9. Janaína Cardoso (União)
  10. Juhlia Santos (PSOL)
  11. Dra Michelly Siqueira (PRD)
  12. Marilda Portela (PL)

As eleições de 2020 já haviam sido as melhores, em termos de números, para a bancada feminina no Legislativo municipal, com a eleição de 11 representantes. Nos anos anteriores, os números haviam sido ínfimos. Nas eleições de 2016, foram quatro mulheres eleitas, em 2012, apenas uma.

Leia também

4 no Top 5

Entre os cinco primeiros eleitos para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, quatro foram mulheres. Professora Marli (PP) foi a mulher mais votada para o Legislativo municipal, com 23.773 votos e foi seguida por Iza Lourença (PSOL), com 21.485 votos; Fernanda Pereira Altoé, 18.682 e Marcela Trópia, com 17.878 votos. As duas últimas são do partido Novo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais