Eleito em 2020 com 38,21% dos votos, João Marcelo, de 32 anos, garantiu neste domingo (6) o direito de seguir à frente de Nova Lima com a impressionante marca de 85,60%, mais do que o dobro do que alcançou há quatro anos.
O resultado o consolida como uma das principais lideranças políticas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e aparece como mais um passo de uma trajetória de vida pública que se pode dizer que começou quando ele tinha apenas sete anos e ganhou uma roupa de Papai Noel.
A partir daí ele desenvolveu a ideia de um projeto social que o tornou famoso em Nova Lima, o Papai Noel Mirim, que viria a se tornar uma ONG com mais de duas décadas de atuação em projetos sociais.
Formado em Administração pela Escola Gerencial do Sebrae, tem especialização em administração pública, com ênfase em planejamento, gestão e finanças. Além disso, tem experiência na área de comércio exterior.
Antes de entrar para a vida pública, pois concorreu a vereador em 2012, sem vencer a eleição por causa do coeficiente partidário, trabalhou na Santa Casa de Belo Horizonte e na Vale.
Em 2016 se tornou o vice-prefeito mais jovem da história de Nova Lima e quatro anos depois assumiu a cidade que agora o reelege com mais de 85% dos votos.