Deputado estadual mais votado em Minas Gerais em 2006 e 2010, presidente da Assembleia Legislativa em 2011 e reeleito em 2013, e governador do Estado, interinamente, em 2012, quando Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho viajaram ao exterior, Dinis Pinheiro, de 57 anos, vive uma espécie de volta às origens com a eleição para a prefeitura de Ibirité, um reduto eleitoral da sua família, mas que nos dois últimos pleitos ficou com a oposição.
Antônio Pinheiro Dinis, pai do candidato eleito, foi vereador em Betim, quando Ibirité ainda era distrito da cidade e participou ativamente da sua emancipação, sendo depois prefeito.
Toninho Pinheiro, irmão do novo prefeito de Ibirité, já foi prefeito por três vezes, mas no último pleito, em 2020, foi derrotado por William Parreira, que conquistou a reeleição.
Antes, em 2016, William Parreira tinha tirado de Pinheirinho, sobrinho de Dinis Pinheiro e filho de Toninho, a chance de se reeleger prefeito da cidade.
Ione Pinheiro, irmã de Dinis, também está na política e atualmente é deputada estadual pelo terceiro mandato consecutivo.
Além de fazer com que a família retome o comando de Ibirité, pessoalmente, para Dinis Pinheiro a vitória é importante, pois ele perdeu a eleição de 2014 para o Governo de Minas, como vice na chapa de Pimenta da Veiga, e em 2018 concorreu ao Senado, mas foi superado por Rodrigo Pacheco e Carlos Viana.