O Ministério Público Eleitoral entrou neste sábado (5) com um processo por compra de voto contra o prefeito de Esmeraldas, na Grande BH,
Segundo a promotora eleitoral Luciana Andrade Reis Moreira, o prefeito Marcelo Nonato teria asfaltado uma rua em troca de apoio de uma liderança comunitária no bairro Santa Cecília.
Conforme a petição do Ministério Público, a que a Itatiaia teve acesso, o líder comunitário participava de atos de campanha de outro candidato, mas teria mudado de ideia ao receber promessa de asfaltamento de uma via no bairro onde mora. O MP aponta que a rua foi efetivamente asfaltada, incluindo o trecho onde vive o líder comunitário.
A promotora também anexou áudios nos quais o líder comunitário diz ter trocado de lado na campanha diante da promessa de melhorias no bairro.
O Ministério Público pede que o candidato à reeleição seja impedido de tomar posse, caso seja eleito. O MP eleitoral pede que a Justiça “reconheça a captação ilícita de sufrágio, impedindo-se ou cassando-se a diplomação” e tornando o prefeito inelegível por compra de votos.
A Itatiaia procurou Marcelo Nonato, sua assessoria e do partido. A resposta foi enviada às 16h49, após a publicação da matéria. Nela, o atual prefeito e seu vice afirmam que o pedido do MP tem “fatos inverídicos” e que vão provar judicialmente a improcedência da ação. A nota afirma, ainda, que o processo não impede a candidatura e que ambos seguem concorrendo às eleições.
Leia a nota na íntegra:
Coligação: Continuidade, Trabalho e Progresso
Eu, Marcelo Nonato Figuelredo, candidato à reeleição pela Prefeitura de Esmeraldas, juntamente com meu vice, Gustavo Henrique Machado de Oliveira, venho a público esclarecer as informações falsas que têm circulado recentemente. Essas Fake News, disseminadas às vésperas da eleição, são tentativas desesperadas de adversários que, diante da iminente derrota, buscam confundir a população com inverdades.
Reitero que minha candidatura está plenamente regularizada, conforme as normas eleitorais, como comprovado pelo print oficial do sistema “DivulgaCand”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual constamos como aptos e concorrendo às eleições municipais de 2024. Não houve qualquer cassação de nossa candidatura.
Mais uma vez, como ocorreu nas eleições passadas, o Ministério Público ajuizou ação contra nossa candidatura. Trata-se de fatos inverídicos, e no momento oportuno, provaremos judicialmente a improcedência dessa ação. Destaco ainda que tal ação, assim como outras anteriormente movidas por adversários, não gera qualquer consequência eleitoral.
Agradeço à população de Esmeraldas pela confiança e reafirmo, junto com meu vice, Gustavo Henrique Machado de Oliveira, nosso compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de nossa cidade.
Esmeraldas-MG, 05 de Outubro de 2024.
Marcelo Nonato Figueiredo
Gustavo Henrique Machado de Olivelra
Candidatos à Reeleição
Esmeraldas - MG