Ouvindo...

Pesquisa Itatiaia/Doxa: troca de bandeira é rejeitada por 71% dos belo-horizontinos

Levantamento ouviu eleitores sobre o referendo que propõe o uso de uma nova bandeira para BH

Projeto sobre nova bandeira para BH tramita no Legislativo da capital

A pesquisa Itatiaia/Doxa, divulgada nesta sexta-feira (4), perguntou para os eleitores belo-horizontinos se eles são favoráveis ou contrários à troca da bandeira que será votada em referendo na eleição deste domingo (6).

O levantamento mostra uma grande rejeição à troca de bandeira: 71% são contra a mudança e apenas 13% se declaram favoráveis; outros 16% não sabem ou não responderam.

A pesquisa apurou também que dois terços dos belo-horizontinos estão informados sobre o referendo da troca de bandeira: 65% afirmaram estar sabendo; 9% responderam que apenas ouviram falar; e 26% afirmaram não estar sabendo.

Veja mais: Pesquisa Itatiaia/Doxa em Belo Horizonte: Tramonte tem 22,9%, Engler 21,8% e Fuad, 21%

A pesquisa Itatiaia/Doxa ouviu 1.350 eleitores com 16 anos ou mais residentes em Belo Horizonte. As entrevistas foram feitas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro, de 2,67%. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-00404/2024.

Como será o referendo da bandeira?

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a ordem de votação será: vereador, prefeito/vice-prefeito e, por último, o referendo sobre a bandeira.

Na urna eletrônica será exibida a seguinte mensagem: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”. Para votar sim, o eleitor deve apertar o número 1 e confirmar. Caso o voto seja não, o eleitor aperta o número 2 e confirma.

É possível votar em branco, apertando a tecla BRANCO, ou ainda anular o voto, apertando qualquer número que seja diferente de 1 e 2.

Leia também

De acordo com o TRE-MG, todas as seções eleitorais do município terão cartazes com a imagem da bandeira atual e da nova bandeira proposta.

Entenda a proposta de nova bandeira

Em 2023, a ideia de substituir o símbolo de Belo Horizonte tramitou na Câmara de Vereadores. A proposta surgiu após o designer independente Gabriel Figueiredo compartilhar, em suas redes sociais, a ilustração, feita por ele, de uma nova bandeira para o município.

A atual bandeira de Belo Horizonte é, na verdade, o brasão oficial da cidade em um fundo branco. Ela foi instituída por lei em 1995.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.