No próximo domingo (6), além de escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, os eleitores de Belo Horizonte também irão decidir se querem ou não uma nova bandeira para a capital mineira.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a ordem de votação será: vereador, prefeito/vice-prefeito e, por último, o referendo sobre a bandeira.
Na urna eletrônica será exibida a seguinte mensagem: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”. Para votar sim, o eleitor deve apertar o número 1 e confirmar. Caso o voto seja não, o eleitor aperta o número 2 e confirma.
É possível votar em branco, apertando a tecla BRANCO, ou ainda anular o voto, apertando qualquer número que seja diferente de 1 e 2.
Entenda a proposta
Em 2023, a ideia de substituir o símbolo de Belo Horizonte tramitou na Câmara de Vereadores. A proposta surgiu após o designer independente Gabriel Figueiredo compartilhar, em suas redes sociais, a ilustração, feita por ele, de uma nova bandeira para o município.
A atual bandeira de Belo Horizonte é, na verdade, o brasão oficial da cidade em um fundo branco. Ela foi instituída por lei em 1995.
De acordo com o TRE-MG, todas as seções eleitorais do município terão cartazes com a imagem da bandeira atual e da nova bandeira proposta.