A uma semana da eleição para prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), candidato à reeleição, apresentou um crescimento de 10 pontos percentuais na pesquisa Itatiaia/Doxa e desponta como possível concorrente ao segundo turno ao lado de Mauro Tramonte (Republicanos).
Na primeira pesquisa, divulgada em 28 de agosto, Fuad Noman aparecia em terceiro lugar, com 10% das intenções de votos. Na pesquisa divulgada pela Itatiaia, neste domingo (29), o atual prefeito tem 20% das intenções de votos e pulou para a segunda colocação. Este é o maior crescimento da amostra, que tem uma margem de erro de 2,67 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Mauro Tramonte continua na liderança, mas oscilou, dentro da margem de erro, para baixo. Na primeira pesquisa, ele tinha 29,3% das intenções de voto. E, agora, soma 26,8%.
Bruno Engler (PL) foi outro que cresceu acima da margem de erro, subindo de 10,7%, em agosto, para 16,9% na pesquisa divulgada neste 29 de setembro.
Veja o gráfico abaixo no comparativo da pesquisa Itatiaia/Doxa em BH
Esquerda estagnada
Duda Salabert (PDT) teve uma queda além da margem de erro e foi de 9,9% da primeira amostra para 7,1% na pesquisa deste fim de semana. Por cima vez, Rogério Correia (PT) subiu de 5,8% para 6,6%, mas dentro da margem de erro. Os dois disputam o voto da esquerda em Belo Horizonte.
Gabriel e Carlos Viana
Gabriel Azevedo (MDB) foi outro que subiu nas pesquisas, mas também dentro da margem. Indo de 2,4% para 4,5%. Carlos Viana (PODE) foi o que apresentou maior queda entre todos os candidatos, caindo de 8% para 3%.
Veja a corrida comparativa pela PBH
Os candidatos Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO) tiveram resultados abaixo de 0,01% na pesquisa que foi realizada entre 25 e 27 de setembro em Belo Horizonte.
As intenções de votos “Nulo/Branco” e “Não sabe/não respondeu” caíram. Na primeira pesquisa, 12,1% disseram que votarão em Branco ou Nulo e, agora, 8% deram essa resposta. Não sabe ou não respondeu caiu de 10,9% para 7,1%.
Votos válidos
Veja abaixo como fica a porcentagem de votos válidos, quando se retira os dados de quem disse que votará em Branco ou Nulo e também que não sabe ou não respondeu. Ele indica a alta probabilidade de segundo turno em Belo Horizonte.
A Pesquisa Doxa foi contratada pela Itatiaia. Os dados foram coletados de 25 a 27 de setembro de 2024. Foram realizadas 1.350 amostras. A margem de erro é de 2,67 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-MG com o número 00967/2024.