Na reta final das eleições e sem uma frente ampla de esquerda para disputar a corrida pela prefeitura de Belo Horizonte, figuras políticas da capital, como Jô Moraes (PCdoB), Richard Romano, presidente municipal PCdoB,
O voto útil é aquele em que o eleitor vota de forma estratégica em um candidato que não necessariamente é a sua primeira opção.
No Instagram, Jô e Romano, que compõem a coligação BH da Esperança, apoiadora da candidatura de Rogério Correia (PT) e Bella, fizeram um post com a mesma imagem e texto, que traz o título “Não é hora de falar em voto útil”.
Na publicação, é dito que “Em Belo Horizonte, o atual quadro eleitoral mostra bem a fragmentação política provocada pelo avanço da extrema direita nas últimas eleições”.
Na postagem de Jô, inclusive, há um comentário de
O perfil do PCdoB em Belo Horizonte (MG) republicou, em seguida, a nota de Jô e Romano.
Já Rogério Correia, optou por publicar um vídeo com a chamada “Voto útil é o voto em quem nos representa”.
Bella Gonçalves também publicou um vídeo em que diz que o voto útil é “papinho que está deixando BH rendida há muito tempo”.
“Não é possível que a cidade que puxou o Fora Lacerda, reiventou o carnaval, ocupou o viaduto, barrou despejos,
O que justifica as publicações é o debate que ocorre em parte do eleitorado progressista, que tem visto no voto útil em Duda ou no
Desde a pré-campanha, Rogério Correia tem esperado um
Salabert não retirou a candidatura, por figurar à frente de Rogério nas pesquisas, e se lançou numa chapa puro sangue com Francisco Foureaux.