O debate com candidatos à prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, promovido pela Itatiaia nesta quarta-feira (18), foi marcado por acusações de candidatos à atual gestão municipal da cidade, representado pela prefeita Elisa Araújo (PSD).
No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas feitas por jornalistas da Itatiaia.
Administração de pessoal da prefeitura
Paulo Piau (PSDB) acusou a atual gestão de “inchar” a máquina pública da prefeitura da cidade com cargos políticos. “Sou favorável a um salário bom para os servidores sim, servidores efetivos. Agora servidores que não prestam serviço para nossa comunidade não serve para a prefeitura”, afirmou.
Como definido em sorteio, Tony Carlos (MDB) disse que a prefeita foi “treinada para mentir”. Ele acusou a Elisa Araújo de gastar R$ 600 mil com esse suposto “treinamento”. “Já percebeu como é que ela fala? Parece artista da Globo”, afirma.
Relação com o estadual
Tony Carlos disse que o ex-vice prefeito, Moacyr Lopes (Podemos), renunciou o cargo por “não aguentar” a atual prefeita e “pediu para sair”.
Na mesma fala, ele também questiona o governador Romeu Zema (Novo). "[Ele] esteve aqui para defende-la, mas eu faço uma pergunta: até agora, de fato, o que ele fez para Uberaba?”.
Diálogo com outros partidos
Ao reforçar a necessidade de conversar com outros municípios do Triângulo Mineiro, Samir Cecílio (PL) disse que o vice-prefeito de sua chapa, Romeu Borges (PL), deputado federal em 2018, não foi procurado, em momento algum, pela atual gestão para dialogar.
Elisa Araújo rebateu dizendo que trabalhou como liderança regional no Triângulo Mineiro. “Esse diálogo faz parte de uma postura estadista, que o gestor de uma cidade em um cargo executivo tem que ter”, afirmou. A prefeita continua dizendo que durante a gestão, é preciso deixar a disputa de lado, o que, para ela, não é feito por outros adversários.
Transporte público
Quando o assunto foi melhorias no transporte público municipal, a candidata à reeleição disse que está fazendo um “Plano de Mobilidade Urbana”. Se eleita, ela prometeu um novo terminal de ônibus, mais viadutos para desafogar o trânsito na cidade e mais coletivos com ar-condicionado.
Tony Carlos ironizou dizendo que a prefeita teve quatro anos para colocar ar-condicionado nos ônibus municipais. “Quando chega no final do mandato, ai tem a proposta. Poderíamos ter feito isso antes”, afirmou.
Elisa Araújo rebateu chamando o adversário de “campeão de mentiras”.
Direito de resposta
A candidata do PSD pediu direito de resposta que foi deferido pela equipe júridica da Itatiaia.
Tony Carlos também teve direito de resposta deferido.