O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) mantém a liderança na corrida eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com 29% das intenções de voto. Ele é seguido por outros quatro candidatos, que estão tecnicamente empatados na segunda colocação. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5).
Confira o resultado da primeira pesquisa Datafolha, de 22 de agosto.
Numericamente, o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está em segundo lugar, com 14% das intenções de voto. Ele é seguido por Bruno Engler (PL), que tem 13%, Duda Salabert (PDT), com 12% e Rogério Correia (PT), que tem 8% das intenções de voto. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos, os quatro candidatos estão empatados tecnicamente.
O senador Carlos Viana (Podemos) aparece na quinta colocação com 5% das intenções de voto, também empatado tecnicamente com Gabriel Azevedo (MDB), com 2 pontos. Wanderson Rocha (PSTU), Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) não pontuaram. Os eleitores que disseram votar em branco, nulo ou nenhum e os que declararam não saber ou não responderam, somam 8 pontos.
A pesquisa Datafolha ouviu 910 pessoas de 16 anos ou mais em Belo Horizonte, nos dias 3 e 4 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG- 02912/2024.
Confira os números:
- Mauro Tramonte (Republicanos): 29%
- Fuad Noman (PSD): 14%
- Bruno Engler (PL): 13%
- Duda Salabert (PDT): 12%
- Rogério Correia (PT): 8%
- Carlos Viana (Podemos): 5%
- Gabriel (MDB): 2%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0%
- Lourdes Francisco (PCO): 0%
- Indira Xavier (UP): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 10%
- Não sabe: 9%
Fuad sobe e Viana derrete
Essa é a segunda rodada da pesquisa Datafolha em Belo Horizonte. A primeira, divulgada em 22 de agosto, mostra um cenário parecido, mas alguns candidatos oscilaram. Essa é a primeira pesquisa divulgada pelo instituto após o início dos programas de rádio e TV.
No fim de agosto, Tramonte liderava a corrida com 27% das intenções de voto e, agora, tem 29%. O prefeito Fuad Noman (PSD), que tinha 10% das intenções de voto foi o único a crescer fora da margem de erro e aparece, agora, com 14%. Bruno Engler (PL), que tinha o mesmo percentual, oscilou no limite da margem de erro e foi a 13%. Duda Salabert (PDT) passou de 10% para 12% e Rogério Correia (PT), de 7% para 8%.
O candidato Carlos Viana, que aparecia numericamente em segundo lugar no levantamento anterior perdeu 7 pontos percentuais, caindo de 12% para 5% das intenções de voto. Gabriel Azevedo (MDB) oscilou de 3% para 2%. Wanderson Rocha (PSTU), que aparecia com pontuação mínima, agora não pontua mais. Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) permanecem sem alcançar 1% das intenções de voto pela segunda pesquisa seguida.