Ouvindo...

Lula participa do Flow, ataca Bolsonaro e defende pautas ambientais; saiba como foi

Em pouco menos de duas horas, Lula debateu temas do atual governo, citou trabalhos da época de presidente e fez acusações contra Bolsonaro

Entrevista de Lula no podcast durou pouco menos de duas horas

Candidato à presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva foi o convidado do Flow Podcast nesta terça-feira (18). Em pouco menos de duas horas, ele debateu temas do atual governo, citou trabalhos da época de presidente e fez acusações contra o adversário na corrida eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição.

“O problema de debater com Bolsonaro é que ele é um mentiroso compulsivo”, disse o petista. Ele tachou como “inconsequente” o comportamento do atual presidente e afirmou que rival tenta se retratar dos erros com novas mentiras na campanha.

Críticas ao PT e prisão na Lava-Jato

Perguntado sobre a postura do PT nos últimos anos à frente do Governo Federal, Lula disse que o partido foi grande desde a criação, mas à medida em que cresceu, “a coisa foi ficando confusa” com a entrada de mais e mais pessoas. Ele concordou, ainda, com declaração do músico e apoiador Mano Brown, apontando que “o PT não pode abandonar a periferia”.

O petista também voltou a criticar Sérgio Moro e a prisão em 2018. Ele reafirmou que não aceitou acordo ou abrigo em embaixadas porque quis responder ao processo e provar a própria inocência. “Saí da cadeia maior do que entrei”, disse.

O apresentador Igor 3K ainda perguntou sobre a gravata usada pelo ex-presidente no debate da Band, no domingo (16), em modelo idêntico ao usado em depoimento à Polícia Federal em Curitiba, durante as investigações da operação Lava-Jato. “Usei em Copenhague. Quando o Brasil ganhou as Olimpíadas, o comitê nos deu umas 20. Uso ela toda vez que tenho reunião com representantes estrangeiros”, esclareceu.

Projeto de governo e aliança com Geraldo Alckmin

Ainda durante a conversa, Lula sustentou a pauta social. “Houve uma revolução nesse país, com o pobre começando a ser sujeito na história”, lembrou. Ele propôs ainda investimento em créditos para aumentar “a oportunidade das pessoas de vencer na vida”.

O ex-presidente valorizou o uso de terras como a Amazônia e o Pantanal para a construção da autossuficiência do Brasil. Apesar da ideia de explorar, ele insiste em “não derrubar uma árvore”.

Brevemente, Lula se disse pessoalmente contra o aborto e o teto de gastos. Questionado sobe possível “regulamentação da mídia”, ele afirmou que a definição passa longe da censura. “Ninguém quer a regularização de Cuba, mas a dos EUA e Inglaterra”, pontuou.

Sobre a aliança com Geraldo Alckmin, rival na disputa presidencial em 2006, Lula reconheceu as divergências, mas afirmou que, “de vez em quando, temos que juntar os divergentes para vencer os antagônicos”.

Com mais de 1 milhão de visualizações simultâneas, a entrevista com Lula estabeleceu o recorde de audiência do Flow Podcast, tido como um dos principais do Brasil.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.