Ouvindo...

Debate na Band: Lula e Bolsonaro falam sobre Petrolão, economia e Amazônia

No terceiro bloco, candidatos à Presidência fizeram perguntas um ao outro e trocaram farpas

Lula e Bolsonaro debatem em estúdio da Band no terceiro bloco do programa

O terceiro bloco do debate da Band neste domingo (16) colocou, novamente, os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) frente a frente com 15 minutos para que cada um pudesse fazer perguntas e responder sobre assuntos de forma livre.

O debate girou em torno de assuntos como o Petrolão, economia brasileira e desmatamento da Amazônia.

“Foi um escândalo sem tamanho, os delatores devolveram R$ 6 bilhões. Você entregou para partidos políticos as diretorias da Petrobras, fez leilão em troca de apoio no Parlamento. O pessoal entrava para saquear. Olha o BNDES: porque a Venezuela tem metrô e Belo Horizonte não tem? Você entregou R$ 1,6 bilhão para Chávez e Maduro”, acusou.

“As pessoas confessaram, delataram que houve roubo na Petrobras e pode ter havido”, disse Lula.

O petista tentou fazer com que o presidente Bolsonaro comentasse sobre reajustes do salário mínimo e disse que nos quatro anos de mandato, o candidato à reeleição não autorizou aumento real para o salário mínimo.

“Faz quatro anos que não dá aumento real para salário mínimo. São 36 milhões que ganham salário mínimo no Brasil e que estão sem receber aumento real. No meu governo, 74% de aumento real”, afirmou.

Jair Bolsonaro rebateu o argumento com números da pandemia, citando a gestão de Dilma Rousseff.

“Dá um Google aí: em 2015 e 2016, no governo do PT, a economia caiu 7%. Tinha pandemia? Tinha guerra? Tinha era corrupção em abundância no Brasil. Em dois anos, você perdeu 7%, sem pandemia, sem falta d'água e guerra lá fora. Há uma diferença enorme entre meu governo e o seu”, afirmou.

“Meu governo foi o mais exitoso da história”, rebateu Lula, “colocamos 42 milhões em um padrão de consumo de classe média. Tivemos o menor desmatamento da Amazônia e o seu é o maior todo ano. Vocês estão brincando de desmatar, de abrir a cerca, de derrubar árvores”, afirmou.

“Dá um Google aí em casa: desmatamento 2003 a 2006 e desmatamento Bolsonaro de 2019 a 2022. Seu governo desmatou mais do que o dobro. Eu peguei o Brasil endividado, quebrado, passamos da 13ª para a 10ª economia do mundo”, afirmou.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.