Várias ocorrências estão sendo registradas no estado de Minas Gerais, durante as votações deste domingo (2). Balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Belo Horizonte, aponta que a Polícia Militar (PMMG) registrou 130 ocorrências com 39 prisões relacionadas a crimes eleitorais, entre elas boca de urna e propaganda irregular. O prefeito de Piranga, na Zona da Mata mineira, Luiz Helvécio Silva Araújo (PMN) recebeu voz de prisão por fazer campanha nas redes sociais.
O prefeito recebeu voz de prisão da promotora da cidade que viu uma campanha sendo feita por ele através das redes sociais. A PM alerta, inclusive, que é proibida a campanha pela internet. Outra ocorrência, registrada neste domingo, foi em Ubaí no Norte de Minas, onde a tia de um adolescente de 17 anos escondeu o título de eleitor para ele não votar. O jovem acionou a PM que deu voz de prisão para mulher. O documento foi devolvido ao adolescente que conseguiu votar.
Filas nos locais de votação
Sobre as filas nos locais de votação, a assessoria do TRE informou à Itatiaia que a demora está relacionada à grande procura dos eleitores e negou qualquer problema com as urnas ou com o processo de biometria. Nestas eleições, o eleitor precisa votar em cinco candidatos: Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente.
O TRE lembra, ainda, que todo eleitor que chegar até às 17h vai conseguir votar.