Ouvindo...

Zema discute investimentos do setor automotivo e diz que ‘Minas não pode ser mero fornecedor de matéria prima’

Em encontro com representantes da Stellantis, na Itália, o governador afirmou que a produção de lítio e nióbio precisam ser usadas para atrair fábricas de baterias no estado

Governador se reuniu neste sábado com representantes do grupo Stellantis, na Itália

O governador Romeu Zema (Novo) visitou neste sábado (9) o centro de experimentação da Stellantis, em Balocco, na Itália, e discutiu com os representantes da empresa italiana o futuro da indústria automobilística em Minas Gerais.

Proprietária da Fiat, que tem uma de suas maiores fábricas instaladas em Betim, na Região Metropolitana de BH, o grupo iniciou em 2019 um de seus maiores ciclos de investimento da história, com gastos de mais de R$ 8 bilhões na produção. Representantes da empresa avaliam antecipar gastos que estão previstos para 2025.

No encontro, o governador e a equipe do governo de Minas, formada pelos secretários Fernando Passalio, do Desenvolvimento Econômico, e Marcelo Aro, da Casa Civil, ouviram de diretores da Stellantis um balanço sobre os investimentos previstos para os próximos anos e um panorama do setor automotivo, com mudanças nos modelos energéticos da indústria.

“Hoje discutimos aqui também a questão de termos em Minas uma indústria que produza bateria. Se temos uma das principais matérias primas que é o lítio e também temos o nióbio, por que não essa bateria já sair pronta de Minas Gerais? É um investimento grande, mas podemos começar com uma escala menor e ir ampliando. Isso prepara o estado para um fase de transição energética, Não queremos Minas ser um mero fornecedor de matéria prima, queremos que o produto saia de Minas Gerais com valor agregado”, afirmou Zema.

Veja mais: O que é o lítio verde produzido pela Sigma Lithium no Vale do Jequitinhonha?

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressaltou a importância do estado sair na frente nas discussões sobre o futuro da indústria automobilística, apostando em projetos que buscam a inovação junto com a atração de novas oportunidades de investimentos.

“Os esforços somados em pautas como mobilidade e inovação tecnológica são de suma importância para o desenvolvimento da economia mineira de forma sustentável e integrada. E é por isso que acreditamos que a parceria firmada entre Governo de Minas e Stellantis é engrandecedora. Pensar em mobilidade é pensar no futuro que queremos para Minas Gerais”, afirmou Passalio.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.