Ouvindo...

Comissão convoca secretários de Zema após morte de escrivã da Polícia Civil

Rafaela Drummon tirou a própria vida na semana passada; áudios compartilhados em grupos de policiais mostram que ela estaria sofrendo assédio moral, sexual e pressão de superiores

Secretários de Zema foram convocados para explicar morte de escrivã por comissão na ALMG

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira (13) um requerimento de convocação de secretários do governador Romeu Zema (Novo) para explicarem o contexto envolvendo a morte da escrivã da Polícia Civil, Rafaela Drummond.

A convocação dos secretários Igor Eto (Governo), Luisa Barreto (Planejamento e Gestão) e Letícia Gamboge Reis (delegada-chefe da Polícia Civil) é para a primeira semana de julho.

O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL), afirma que o sucateamento da polícia e a falta de efetivo colaboram para um ambiente hostil dentro da instituição.

Áudios e mensagens circulam em grupos de policiais, às quais a Itatiaia teve acesso, sugerem que Rafaela, que estava lotada em Carandaí, no Campo das Vertentes estaria sofrendo assédio moral, sexual, enfrentando humilhações e sendo pressionada por superiores dentro da Polícia Civil.

As mídias eletrônicas são atribuídas à própria escrivã, que teria gravado os conteúdos para mostrar o que abusos vinha sofrendo no departamento em que trabalhava.

A reportagem entrou em contato com o Governo de Minas e aguarda posicionamento sobre a convocação dos secretários. O governador Romeu Zema lamentou a morte da policial, afirmou que o caso será investigado e prometeu rigor nas apurações.

Investigação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou procedimento disciplinar em inquérito policial com o objetivo de apurar as circunstâncias que permear a morte da escrivã.

O Sindicato dos Escrivães da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindep/MG) informou que há outros policiais adoecidos na unidade de Carandaí. Além disso, conforme o órgão foi solicitado também a realização de audiência pública para tratar do assunto.

Posicionamento da PC

A Polícia Civil lamentou o ocorrido e prestou condolências aos familiares e amigos. Veja a nota completa.

“A PCMG reforça que o Centro de Psicologia do HPC oferece atendimento psicológico clínico, por meio de sessões presenciais e também por teleconsulta, para servidores da ativa, aposentados e dependentes, da capital e do interior do estado”, disse. Confira a nota completa

Segue a nota com informações possíveis de serem divulgadas no momento: A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), mais uma vez, presta condolências aos familiares, amigos e colegas da Escrivã de Polícia Rafaela Drumond. A Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária (SIPJ), por meio da Inspetoria-Geral de Escrivães, além de uma equipe da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), do Hospital da Polícia Civil (HPC), estão no município de Carandaí para acolhimento e atendimento dos servidores. A PCMG instaurou procedimento disciplinar e inquérito policial, com o objetivo de apurar as circunstâncias que permearam os fatos.

A PCMG reforça que o Centro de Psicologia do HPC oferece atendimento psicológico clínico, por meio de sessões presenciais e também por teleconsulta, para servidores da ativa, aposentados e dependentes, da capital e do interior do estado. Ademais, o HPC dispõe do plantão psicológico, que consiste em um dispositivo de escuta especializada, sem necessidade de agendamento, serviço amplamente divulgado aos servidores. Informamos ainda que o CID dos afastamentos por licença-saúde é sigiloso e, por este motivo, não há como estratificar os dados solicitados.

A PCMG conta com a sensibilidade da sociedade como um todo, neste momento de luto da Instituição e dos familiares da Escrivã Rafaela Drumond, face às circunstâncias de seu falecimento.’'

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.