Ouvindo...

ALMG: PL do reajuste da educação deve ser lido em plenário nesta terça-feira

Governo Zema resolveu entraves burocráticos e, agora, vai trabalhar por votos pela aprovação do texto

PL do reajuste da educação será lido no plenário do Assembleia de Minas nesta terça-feira

O Projeto de Lei (PL) que trata do reajuste de 12,84% aos servidores da educação de Minas Gerais deve ser lido no plenário da Assembleia Legislativa já nesta terça (30).

Segundo soube a Itatiaia, o texto do governador Romeu Zema (Novo) pedindo aos deputados estaduais a autorização para conceder o aumento já está pronto. A reportagem da Itatiaia já havia antecipado, nessa segunda-feira (29), a ideia do Palácio Tiradentes de encaminhar o projeto nesta semana.

O governador estima que o impacto do reajuste no orçamento público será de R$ 2,3 bilhões.

Veja: Governo Zema vai apresentar PL com reajuste do piso dos professores nesta semana; veja percentual

Havia, porém, a necessidade de ajustar detalhes burocráticos. Com todos os óbices superados, será possível fazer a leitura em plenário – o que viabiliza a tramitação da proposta nas comissões temáticas do Legislativo.

Além dos 12,84%, o projeto sugere reajuste retroativo a janeiro deste ano. O aumento salarial será proporcional às horas trabalhadas pelos profissionais.

O debate em torno do PL do reajuste da educação está no centro da obstrução feita pelos 20 deputados de oposição a Zema. A coalizão, formada por deputados de PT, PCdoB, PV, Psol e Rede, tem impedido as votações de plenário a fim de apressar o envio do texto.

A oposição busca, ainda, a entrega, ao Legislativo, de projeto sobre o reajuste geral ao funcionalismo. No ano passado, o governo concedeu aumento de 10,08%. Nos bastidores, para este ano, o percentual aventado é de 5,8%.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.