Ouvindo...

Lula prega ‘união de esforços’ após semana de derrotas no Congresso Nacional

Presidente da República prometeu ‘construir com todos’ e reforçou tom de tranquilidade adotado após aprovação de relatório que propõe mexidas na estrutura dos ministérios

Lula vai acompanhar de perto a votação da MP da Esplanada dos Ministérios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (27), que seu governo continuará “construindo com todos o futuro que o país merece”. No Twitter, ele pregou “união de esforços” em prol do interesse nacional. A declaração foi dada em meio a derrotas sofridas pelo Palácio do Planalto no Congresso Nacional. Na semana passada, por exemplo, uma Comissão Parlamentar Mista aprovou relatório que esvazia as atribuições dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

“A boa política nasce do diálogo e da união de esforços. Estamos trabalhando duro para melhorarmos a vida no Brasil, e o povo já está percebendo isso. Seguiremos construindo com todos o futuro que o país merece”, disse o presidente.

Nos últimos dias, o governo federal precisou lidar, também, com a aprovação à tramitação, em regime de urgência, do marco temporal das terras indígenas. O texto-base da proposta que restringe a demarcação de territórios deve ser votado em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados já na quarta-feira (31).

A maioria do conjunto de deputados ainda aprovou uma Medida Provisória (MP) que afrouxa as regras de proteção da Mata Atlântica. Nesse caso, apesar do revés, há a expectativa de reversão. Isso porque, segundo a ministra Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente, o gabinete presidencial vai vetar a proposta.

Presidente adota tom sereno

O tuíte deste domingo dá continuidade ao tom de tranquilidade adotado por Lula no início da semana, após o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) propondo as alterações na Esplanada dos Ministérios ser aprovado. As possíveis alterações nas tarefas da pasta de Meio Ambiente irritaram Marina Silva. Sônia Guajajara (Psol), dos Povos Indígenas, também mostrou descontentamento

“Tem dias que a gente acorda com notícias parecendo que o mundo acabou. Eu fui ler as notícias hoje, na verdade, tudo parecia normal. Uma comissão do congresso querendo mexer numa estrutura de governo que é difícil de mexer. Agora que começou o jogo. O que a gente não pode é se assustar com a política. Quando a sociedade se assusta com a política e começa a culpar a classe política, o resultado é infinitamente pior. É na política que se tem as soluções dos grandes e pequenos problemas do país”, contemporizou Lula, na terça-feira (25).

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.