Três dias após sofrer uma derrota na Câmara dos Deputados, que restabeleceu mudanças de uma Medida Provisória que trata da regularização ambiental, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), usou suas redes sociais neste sábado (27) para pedir a proteção e restauração da mata atlântica no Brasil.
“A proteção e restauração da Mata Atlântica é fundamental não apenas para a sobrevivência das espécies que nela habitam, mas também para a qualidade de vida das comunidades humanas que dependem dos recursos e serviços que ela oferece na preservação da biodiversidade, na regulação do clima e na provisão de serviços ecossistêmicos essenciais”, afirmou Marina.
“Nesse Dia da Mata Atlântica celebro os movimentos da sociedade que tem dado suporte à criação de medidas protetivas a esse importante bioma. E venho reforçar o compromisso que o presidente Lula tem assumido em vetar as emendas que atacam a lei da Mata Atlântica”, continuou a ministra.
Na quarta-feira (24) a Câmara dos deputados rejeitou, por 364 votos a 66 votos, uma decisão do Senado que excluía de uma Medida Provisória um trecho que afrouxava as regras de proteção à mata atlântica. O texto seguiu para análise do presidente Lula.
Dois dias depois da derrota na Câmara, Marina Silva afirmou a lideranças ambientais que Lula iria vetar a mudança feita pelos deputados.
“Ontem [quarta] tivemos uma notícia muito ruim, de que aqueles dispositivos que dificultam a proteção da Lei da Mata Atlântica haviam voltado. Mas hoje temos uma notícia boa”, afirmou Marina.