Ouvindo...

Presidente da Fiemg elogia medidas do governo Lula para baratear carros populares

‘Venda de veículos deve ser impulsionada’, disse Flávio Roscoe durante cerimônia em comemoração ao Dia da Indústria

Presidente da Fiemg, Flávio Roscoe elogiou medidas do governo federal sobre carros populares

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, elogiou nesta quinta-feira (25) o anúncio feito pelo governo federal de que irá reduzir os impostos cobrados sobre carros populares. Na avaliação de Roscoe, o incentivo fiscal vai aquecer a cadeia da indústria automotiva ao impulsionar o consumo de veículos - o que trará benefícios para a economia de Minas Gerais, na avaliação dele.

Roscoe deu a declaração à imprensa antes do início do evento em comemoração ao Dia da Indústria 2023, evento da Fiemg realizado no Minascentro, em Belo Horizonte.

Leia mais: Carros com preços populares: entenda medidas que serão anunciadas hoje pelo governo Lula

“A Fiat é a maior indústria automobilística do Brasil. Está em Minas Gerais e tem toda a sua cadeia de fornecedores aqui. A gente também tem uma cadeia de fornecedores que vende para São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados”, explicou o presidente da Fiemg. “A venda de veículos deve ser impulsionada e isso vai ajudar a economia mineira”, acrescentou Flávio Roscoe.

O industrial pontuou ainda que a redução é importante em um cenário de juros altos, onde o consumo de bens duráveis é impactado.

Coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) elogiou o anúncio do governo Lula e destacou que os preços dos carros podem cair ainda mais se a reforma for aprovada.

“O correto é a gente diminuir o custo de produção. Para isso, não dá pra cobrar em todas as fases do processo de produção. Isso é imposto em efeito cascata”, disse ele, ao apontar distorções no sistema tributário brasileiro.

"É por isso que a gente vai desonerar o setor produtivo do país. Essa reforma é uma reforma do Estado brasileiro e é a mais importante para dar aos setores produtivos do país competitividade nacional e internacional”, acrescentou o petista.

Incentivo para o setor automotivo

Mais cedo, o governo Lula anunciou a redução de impostos federais - IPI, PIS e Cofins - para carros novos de até 120 mil reais.

A medida vai reduzir o preço dos automóveis em até 10,96%. O percentual exato de redução para cada modelo dependerá de três fatores:

  • eficiência energética, ou seja, o nível de emissão de carbono de cada veículo

  • capacidade de gerar empregos no Brasil durante o processo de fabricação

  • preço dos veículos - ou seja, os descontos maiores serão dados para os veículos mais baratos

De acordo com o Ministério da Indústria, os incentivos fiscais serão temporários. A duração da redução dos impostos será definida pelo Ministério da Fazenda a partir de estudos que serão entregues no prazo de 15 dias.

Homenageados

O Dia da Indústria 2023 celebrou os 90 anos da Fiemg e teve como tema “Movidos pelo Futuro”, ou seja, a importância da inovação na indústria.

O diretor-presidente do grupo Ematex, Aroldo Teodoro Campos, recebeu o título de Industrial do Ano 2023. Ele também é presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais (Sindimalhas-MG).

O presidente do Comércio e Indústria de Tecidos Roupas (Citerol), René Wakil Júnior foi agraciado com a Comenda Ordem do Mérito da Confederação Nacional da Indústria. Ele é vice-presidente da Fiemg.

Também foram homenageados empresários que se destacaram no fortalecimento do setor produtivo, além de professores e alunos do Sesi e do Senai.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.