O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), negocia, nos Estados Unidos, a instalação de uma planta industrial para produção de baterias para carros e outros veículos elétricos. Zema se reuniu, nesta segunda-feira (8), em Nova York, com representantes da BYD, empresa chinesa que produz componentes para esse segmento industrial.
A gigante chinesa está no Brasil desde 2003 e produz ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos em uma planta industrial localizada em Campinas (SP) e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus (AM). Há, ainda, projetos em andamento para construção de monotrilho em São Paulo e Salvador.
Em entrevista à Itatiaia, Zema afirmou que o objetivo da viagem aos Estados Unidos é tentar atrair investimentos do setor em Minas Gerais.
“Hoje, eles produzem ônibus elétricos, carros elétricos e baterias. E nós queremos mostrar para eles o potencial que Minas Gerais tem nessa questão. Nós temos o lítio - que é uma matéria-prima importantíssima para a produção de baterias - e também o nióbio, que vem sendo utilizado”, disse.
De acordo com Zema, o estado está “de portas abertas” para quem quiser investir e gerar empregos.
“Vamos mostrar para eles que Minas tem uma localização privilegiada no Brasil, que está no centro do país e que atende grandes mercados consumidores como Rio, São Paulo, Distrito Federal e tudo isso torna o nosso estado mais competitivo”, afirmou.
Acordo com Boston Metal
No último sábado (6), o governador anunciou um acordo com a empresa
“Estou aqui em Boston, nos EUA, acompanhado do Tadeu Carneiro, CEO da Boston Metal, que está investindo em Minas Gerais R$ 573 milhões em uma metalurgia revolucionária, que vai usar os rejeitos de barragens, que hoje são uma preocupação para nosso estado. E que vai estar produzindo metal usando eletricidade, uma fonte de energia limpa”, disse Zema na ocasião.
Vale do Lítio
Nesta terça-feira (9), Zema participa de um evento de lançamento do chamado “Vale do Lítio”, que apresentará a investidores, as possibilidades para exploração do mineral, abundante principalmente nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Norte e Nordeste do estado.