Ouvindo...

Pacheco: medidas tomadas pelo governo Lula é que criarão ambiente para queda de juros

Presidente do Senado concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia nesta quarta-feira (15)

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, concedeu entrevista à Itatiaia nesta quarta-feira

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que é o governo federal quem tem a responsabilidade de criar medidas que irão refletir na construção de um “ambiente favorável à queda da taxa de juros”, definida pelo Banco Central. O tema ganhou força nas últimas semanas, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 13,75%.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Pacheco disse que a atual taxa de juros é “algo ruim para o país” e que “inviabiliza o crescimento econômico”, mas descartou que ela tenha sido adotada para prejudicar o atual governo.

“Ela está assim desde muito tempo. Não houve iniciativa do Banco Central sugerida como algo prejudicial ao atual governo”, afirmou Pacheco nesta quarta-feira (15).

Ainda de acordo com o presidente do Senado, é preciso “atacar as causas da taxa de juros”. Para ele, o governo federal deve sinalizar e adotar medidas para a “criação de um ambiente propício para a queda de juros”.

“Ao invés de atacar as pessoas ou o Banco Central, devemos atacar as causas da taxa de juros, com um plano de arrecadação sustentável, uma sinalização muito efetiva sobre a reforma tributária, o estabelecimento de um marco fiscal que é obrigação do Poder Executivo, corte de despesas. Então, essas medidas farão criar ambiente propício para a queda dos juros”, afirmou.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.