Ouvindo...

Destruído após invasão de aliados de Bolsonaro, prédio do STF passa por perícia

Supremo irá catalogar os danos e contabilizar os prejuízos; anexos 1 e 2 não foram invadidos e funcionam normalmente

Aliados de Bolsonaro invadiram, depredaram e saquearam prédio do Supremo Tribunal Federal

O edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF), destruído após invasão de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (8), passa por uma perícia técnica hoje.

De acordo com o STF, a Polícia Federal está a frente dos trabalhos. Houve uma perícia externa, com auxílio de drones, e, na tarde desta segunda, é feita uma perícia interna. Não há previsão de conclusão dos trabalhos.

O prédio do STF está interditado até a conclusão da perícia. O plenário e os gabinetes dos ministros, no prédio principal foram invadidos, saqueados e depredados. Objetos foram destruídos e roubados. Já os anexos 1 e 2 não foram alvos de vandalismo e funcionam normalmente.

Após a realização da perícia, o Supremo irá começar a catalogar os estragos e quantificar os prejuízos. A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Suprema Corte que os invasores sejam responsabilizados e indenizem o Estado Brasileiro pelos danos ao patrimônio público.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.