Ouro Preto recebeu nesta sexta-feira (31) o selo em homenagem ao bicentenário da elevação de Vila Rica à Imperial Cidade de Ouro Preto.
O título, concedido por Dom Pedro durante uma visita ao município, reconhece a importância da cidade no contexto histórico do Império, como explica a secretária adjunta de cultura e turismo Margareth Monteiro.
A partir do momento em que a imperial cidade de Ouro Preto recebe a visita de Dom Pedro, que lhe confere esse t´titulo, os olhares eram outros [...] ou seja, em cada fase da história, Ouro Preto registra uma importância”
As celebrações do bicentenário da elevação à imperial cidade começaram no início deste ano, e pretendem se prolongar pelos próximos meses. O Secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, falou sobre a importância de comemoração destes marcos históricos da cidade
Registrar é marcar a história. Então esses momentos marcam a história da cidade, que daqui há 100, 200 anos o dia de hoje será lembrado [..] marcar o bicentenário de elevação de Vila Rica à Imperial Cidade de Ouro Preto é, de certa forma, agradecer aos que se fora m, aos nossos antepassados, e olhar para o futuro
A abertura oficial da Semana Santa, também nesta sexta (31) e o recebimento do selo “Cidade Amiga do Audiovisual”, pelo Governo do Estado, também fizeram parte da programação semanal do município. E esses são apenas alguns dos eventos comemorados este ano. À reportagem da Itatiaia Ouro Preto, Malta falou com exclusividade, sobre as próximas celebrações da cidade.
Dentre as novidades de 2023, a secretaria irá instalar, no trevo de saída do município para Belo Horizonte, uma obra de arte do artista Sérgio Machado. Também haverá comemorações aos 200 anos da imprensa na cidade e em Minas Gerais, além de celebrações dos 70 anos de lançamento de “O romanceiro da inconfidência”, livro da poetisa brasileira Cecília Meireles.