Entre os brasileiros, 34% já procuraram informações em sites de governo e 65% já utilizaram serviços do governo eletrônico. Os dados são da Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios
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As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste lideram com 37%, enquanto o Norte tem 35% e o Nordeste, 26%. Usuários com nível superior são os que mais buscam esse tipo de informação: 60%. Entre os que têm ensino médio, são 34%. Aqueles com ensino fundamental representam 16% e os analfabetos são 8%.
Indivíduos com renda mensal entre cinco e 10 salários mínimos são os mais interessados no tema: 58%. Em seguida, vêm os que ganham mais de 10 salários mínimos por mês, com 56%. Os que menos procuraram essas
Serviços mais buscados
Facilidades relacionadas à saúde pública foram as mais procuradas, com 36%. Isso inclui agendamento de consultas, remédios ou outros serviços. O maior percentual de indivíduos é da região Centro-Oeste (42%), seguido por Sul (38%), Sudeste e Nordeste (36% cada), e Norte (31%).
Direito do trabalhador ou previdência social — com temas como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, auxílio-doença e aposentadoria — é o segundo serviço que mais interessa aos brasileiros: 32% buscaram informações sobre o assunto.
Em seguida vêm documentos pessoais (
Educação pública (Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, Programa Universidade Para Todos – Prouni e matrículas em escolas ou universidades públicas), transporte público ou outros serviços urbanos, como limpeza e conservação de vias e iluminação, e polícia e segurança (boletim de ocorrência, antecedentes criminais ou denúncias) foram os menos procurados. Eles têm 22%, 14% e 12% respectivamente.
Em todos os casos, quem mais recorre a essas facilidades são os indivíduos que ganham acima de cinco salários mínimos. Um dos destaques é o fato de 76% daqueles com renda mensal superior a 10 salários mínimos procurarem informações sobre impostos. Esse mesmo grupo é o mais interessado em transporte público (46%). Da mesma forma, quem mais pesquisa sobre serviços públicos