Resultados de pesquisa no
Leia mais:
Nesse formato, o usuário vê um número limitado de resultados de pesquisa na primeira página Google. Para ver as demais opções, precisa clicar no número da página na parte inferior da tela.
Com a novidade, o conceito de primeira página deixa de existir. Essa era, até agora, uma métrica importante para determinar a relevância de sites para uma determinada palavra-chave. O modelo é usado no aplicativo para celular desde outubro do ano passado: a pesquisa mostra seis resultados e um botão “Ver mais” para exibir outras opções.
A rolagem infinita já aparece em feeds de redes sociais, como Instagram, Twitter e TikTok. Nessas plataformas, os conteúdos são carregados continuamente à medida que a tela sobe. O recurso ajuda a manter o usuário no serviço mais tempo.
A expectativa é que a medida torne a pesquisa mais rápida e facilite a localização de sites. Opções que ficavam nas seis primeiras posições continuarão a ser exibidos da mesma forma, mas aqueles que apareciam nas páginas seguintes serão encontrados mais facilmente.
Em termos de otimização para mecanismos de busca (SEO), a novidade vai exigir troca de indicadores para avaliar o crescimento. Em vez de falar em qual página o site aparece, será preciso estabelecer uma lista de posições a serem alcançadas para ter destaque.
Já sites e portais com pouca visibilidade podem aparecer mais para os usuários. Muitos não selecionam as páginas seguintes de resultados de pesquisas, mas a rolagem contínua pode ajudá-los nesse aspecto.
A mudança chega primeiro à plataforma nos EUA para consultas em inglês. É possível que a companhia faça alterações em outros mercados e idiomas nos meses seguintes, mas ainda não há informações de quando o Brasil vai receber a novidade.
Em setembro, o Google anunciou a