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Mudança no Google vai eliminar páginas de resultados

Em vez de aparecerem em diferentes páginas, resultados estarão em uma página contínua com rolagem infinita

Google vai ter página contínua com rolagem infinita

Resultados de pesquisa no Google vão receber uma mudança: em vez de exibiu os links separados em páginas, o mecanismo vai passar a ter rolagem infinita da tela e os resultados serão carregados conforme a necessidade. Desde 1998, a plataforma usa o sistema de páginas.

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Nesse formato, o usuário vê um número limitado de resultados de pesquisa na primeira página Google. Para ver as demais opções, precisa clicar no número da página na parte inferior da tela.

Com a novidade, o conceito de primeira página deixa de existir. Essa era, até agora, uma métrica importante para determinar a relevância de sites para uma determinada palavra-chave. O modelo é usado no aplicativo para celular desde outubro do ano passado: a pesquisa mostra seis resultados e um botão “Ver mais” para exibir outras opções.

A rolagem infinita já aparece em feeds de redes sociais, como Instagram, Twitter e TikTok. Nessas plataformas, os conteúdos são carregados continuamente à medida que a tela sobe. O recurso ajuda a manter o usuário no serviço mais tempo.

A expectativa é que a medida torne a pesquisa mais rápida e facilite a localização de sites. Opções que ficavam nas seis primeiras posições continuarão a ser exibidos da mesma forma, mas aqueles que apareciam nas páginas seguintes serão encontrados mais facilmente.

Em termos de otimização para mecanismos de busca (SEO), a novidade vai exigir troca de indicadores para avaliar o crescimento. Em vez de falar em qual página o site aparece, será preciso estabelecer uma lista de posições a serem alcançadas para ter destaque.

Já sites e portais com pouca visibilidade podem aparecer mais para os usuários. Muitos não selecionam as páginas seguintes de resultados de pesquisas, mas a rolagem contínua pode ajudá-los nesse aspecto.

A mudança chega primeiro à plataforma nos EUA para consultas em inglês. É possível que a companhia faça alterações em outros mercados e idiomas nos meses seguintes, mas ainda não há informações de quando o Brasil vai receber a novidade.

Em setembro, o Google anunciou a multibusca, que vai permitir realizar buscas com texto e imagem. Desde o fim de agosto, está em teste um rótulo que destaca textos curtos e busca incentivar o clique.