Ouvindo...

Qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra?

Ela brilha 20 vezes mais que o Sol e é bem mais quente que ele

Sirius A pode ser vista a olho nu

Parte da constelação Cão Maior e oficialmente chamada de Alpha Canis Majoris, Sirius A é a estrela mais luminosa do céu noturno da Terra. Com magnitude aparente de -1,46 (quanto menor essa medida, maior o brilho do objeto), o corpo celeste brilha 20 vezes mais que o Sol.

Localizada a 8,7 anos-luz da Terra, é a sétima estrela mais próxima do planeta. Por ser do tipo A, ela é muito mais quente que o Sol: enquanto o Sol tem temperatura superficial de cerca de 5.500 ºC, Sirius A atinge aproximadamente 9.400 ºC.

Ela é tão luminosa que só perde para a Lua e alguns planetas, como Vênus. Sirius já era conhecida pelos antigos e ela aparece em registros astronômicos de povos gregos (e seu nome significa “brilhante”, em grego), polinésios e outros. Os egípcios a chamavam de Estrela do Nilo e a usaram como referência para criar seus calendários.

Visível no céu a olho nu, Sirius A não está sozinha. Ela tem como vizinha a Sirius B, cerca de 10 mil vezes menos brilhante e, por isso, dificilmente vista da Terra.

Sirius A brilha bastante no céu noturno da Terra porque está próxima do Sistema Solar, mas ela não aparece na lista das estrelas mais brilhantes do universo. Veja, a seguir, quais aparecem nessa lista.

R136a1

Quase 10 milhões de vezes mais brilhante que o Sol, a R136a1 fica a 150 mil anos-luz da Terra, no interior da Nebulosa da Tarântula. Quando foi formada, tinha mais de 300 massas solares, mas atualmente tem entre 170 a 230 vezes a massa do Sol.

Estrela da Pistola

Uma das estrelas mais brilhantes da Via Láctea, a Estrela da Pistola emite 10 milhões de vezes a energia liberada pelo Sol. Localizada a cerca de 25 mil anos-luz da Terra, está rodeada de poeira e não é visível a olho nu. Ela é tão grande que, se fosse colocada no lugar do Sol, poderia alcançar o diâmetro da órbita da Terra. Seu nome vem do formato da nebulosa que a cerca.

Vega

Com luminosidade de magnitude 0,03, Vega está a 25 anos-luz da Terra na constelação de Lyra. É uma das estrelas mais brilhantes facilmente visíveis de latitudes centro-norte. Seu brilho azulado indica temperatura de superfície de aproximadamente 9.400 ºC. Ela tem 2,5 vezes o diâmetro do Sol e já chegou à metade de sua vida: deve levar meio bilhão de anos para esgotar suas reservas de combustível.

Rigel

A 863 anos-luz da Terra, Rigel está na constelação de Orion, o Caçador, e é acompanhada de Rigel B e C. Sua luminosidade é 120 mil vezes maior que a do Sol e sua temperatura de superfície é de cerca de 11.600 ºC. Rigel tem 79 vezes o diâmetro do Sol e massa 21 vezes maior.

Deneb

Capaz de brilhar até 200 mil vezes mais que o Sol, Deneb está bastante distante da Terra: ainda não foi determinada sua distância exata, mas estimativas indicam que seja entre 1.500 anos-luz a 3 mil anos-luz da Terra.