A comemoração do
Maia Mau, diretora de marketing do Google Assistente para a América Latina, diz que a equipe percebeu que muitos usuários informam ao Google Assistente quando se sentem tristes e solitárias. “Decidimos, então, criar respostas que oferecessem acesso rápido às informações necessárias nesses momentos.”
Se o usuário disser “Ok Google, me sinto sozinho” ou “Ok Google, me sinto triste”, o dispositivo responderá com frases de conforto e bem-estar. As respostas incluem conselhos sobre autoconhecimento, encorajamento e manutenção de relações antigas.
Além disso, ao fim das mensagens de apoio, o assistente vai reforçar a importância da ajuda profissional quando houver necessidade. “O Google percebe o papel que a tecnologia desempenha no bem-estar das pessoas e entende que tem o dever de melhorar a vida de todos”, afirma a companhia.
Segundo o Google, os comandos relacionados a tristeza e solidão se tornaram mais recorrentes a partir de agosto de 2019 — e continuam em nível alto até hoje. O projeto “Estou aqui para você” existe desde 2020, quando começou a pandemia de covid-19.
A assistente digital Alexa, da