Ouça a rádio

Compartilhe

Google Duplex vai automatizar tarefas cotidianas

Inteligência artificial do Google chega ao Brasil e empresa promete que ela vai tornar ações do dia a dia mais fáceis

Inteligência artificial do Google vai ajudar na automação de tarefas

Tarefas cotidianas, como a marcação de compromissos por telefone e a atualização de cadastros, vão ficar mais fáceis. É o que pretende o Google, que  anunciou nesta terça-feira (14) a chegada do Google Duplex no Brasil. A ferramenta usa inteligência artificial e linguagem natural para automatizar ligações telefônicas. 

Inicialmente, o sistema será usado na manutenção de informações de empresas no Perfil da Empresa. Essa seção é integrada ao Maps e ao buscador e o Duplex será usado para ajustar detalhes relativos a horários de abertura e fechamento de estabelecimentos. Fábio Coelho, presidente da companhia no Brasil, diz que o objetivo é conectar empresas e clientes "de forma cada vez mais natural".

O Google informa que faz cerca de 200 ligações por dia com o Duplex. Atualmente, mais de 50 mil empresas brasileiras já foram contactadas pela inteligência artificial. "Quando alguém atende o telefone, o Duplex explica que a ligação é parte do processo de atualização do Google Maps e pede, em seguida, para confirmar os horários de abertura e fechamento", explica a empresa.

Inteligência artificial busca tornar atividades cotidianas mais fáceis

A segunda aplicação vai ser mais interessante para o público geral: é a automação de tarefas por telefone. O Duplex vai fazer, sozinho, a solicitação de serviços por telefone. “O recurso vai permitir a compra de ingressos para sessões de cinema diretamente da Busca”, diz o Google. 

A função está em testes em parceria com a plataforma Ingresso.com — de forma a agilizar um processo que pode ser complexo para quem não tem familiaridade com tecnologia. “Ao pesquisar por um filme em cartaz e clicar no horário da sessão desejada, aparece a opção de compra por meio do Assistente.” 

Duplex nas eleições

O mesmo recurso será usado na consulta de local de votação nas próximas eleições. Diretamente pela Busca, o Assistente, auxiliado pelo Duplex, vai oferecer ao cidadão o passo a passo para consultar informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o Duplex na Web, essas ações se tornam muito mais fáceis e rápidas”, aponta Marco Oliveira, head de parcerias do Google Assistente na América Latina.

Atualmente, o Google Duplex faz ligações em 11 países: Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Nova Zelândia. A empresa não informa sobre a disponibilidade do recurso, mas, como o acesso ainda é experimental, provavelmente somente uma parcela dos usuários tem acesso ao recurso.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido