Ouvindo...

Plataformas sociais copiam BeReal

Ideia de foto única, autêntica e sem produção já está no Instagram, no Snapchat e no TikTok

Posts têm fotos do ambiente e do usuário, capturadas por ambas as câmeras do aparelho

Já faz bastante tempo que as redes sociais incorporaram curtidas e filtros. Isso, de certa forma, pode torná-las menos reais. Em 2020, os franceses Alexis Barreyat e Kevin Perreau criaram a plataforma BeReal com uma proposta diferente para o segmento: o compartilhamento de uma única foto por dia, sem filtros nem possibilidade de curtidas, para retratar o cotidiano.

Diariamente, os inscritos recebem uma notificação — em um horário aleatório — que os convida a publicar uma foto. Quando clicam na mensagem, o app abre, aciona tanto a câmera de selfie quanto a traseira e capta ambas as fotos. A ideia é mostrar a realidade. Ah, e para ver as imagens dos amigos, o usuário precisa publicar suas próprias.

A rede sugere, ainda, que o post seja criado em até dois minutos, o que evita imagens muito produzidas, e o uso de filtros não é permitido. Os usuários não têm seguidores, apenas amigos (a quantidade não é revelada no perfil), e as conversas são todas privadas. Fotos que levem mais tempo para serem compartilhadas recebem um aviso de “Atraso”.

Apesar de existir desde 2020, foi em 2022 que o BeReal ganhou mais visibilidade. Entre dezembro de 2021 e março de 2022, a base de usuários ativos da rede no mundo cresceu 315% e passou de 480 mil para 2 milhões de usuários.

O serviço está disponível gratuitamente para Android e iOS. Apenas na loja oficial do sistema operacional Android, foram mais de 413 mil downloads do BeReal entre 22 de agosto e 18 de setembro de 2022. Dados do Google Trends mostram dois picos de procura pela rede social: em 28 de agosto e em 17 de setembro.

Instagram, Snapchat e TikTok

O aumento na popularidade do BeReal fez a ByteDance lançar o TikTok Now. A proposta é muito semelhante: o usuário recebe notificações diárias que estimulam a publicação de conteúdo e pode usar as duas câmeras do celular para capturar vídeos de até 10 segundos ou fotos estáticas do momento.

A ideia é mostrar o ambiente em volta e a reação do usuário em situações cotidianas, de forma a valorizar momentos corriqueiros. Instagram e Snapchat também criaram seus próprios recursos para valorizar registros instantâneos espontâneos. Ambos permitem usar as câmeras de selfie e traseira, mas não enviam os alertas.