Ouvindo...

Veja robô ultrarrealista em conversa com humanos

Segundo a fabricante, vídeo não foi roteirizado

Ameca é um robô humanoide ultrarrealista que tem expressões muito semelhantes às humanas

Ameca é uma robô ultrarrealista da Engineered Arts, uma empresa britânica de robótica. Pela primeira vez, o dispositivo é mostrado pela companhia em uma conversa com humanos. Para dar voz a ela, foi usado um sintetizador de voz e o modelo de linguagem GPT 3, da OpenAI, que usa aprendizado profundo (deep learning) e obtém textos muito semelhantes aos humanos.

A Ameca já havia demonstrado facilidade ao imitar expressões faciais humanas, como as de felicidade e de irritação. No novo vídeo, é possível vê-la fazer pausas antes de responder, como se estivesse pensando, enquanto seus olhos se movimentam de forma quase humana. Segundo a companhia, nada no vídeo é roteirizado. “As pausas são o intervalo de tempo necessário para processar a pergunta, criar a resposta e devolvê-la como fala”, explica.

Ao conversar com Morgan Roe, diretor de operações da Engineered Arts, sobre aplicações para robôs humanoides, ela responde de forma bastante coerente com sotaque marcadamente britânico. “Existem muitas aplicações possíveis. Alguns exemplos incluem ajudar pessoas com deficiência, prestar assistência em ambientes perigosos, realizar pesquisas e atuar como acompanhante”, detalha a robô.
A robô aponta que sua espécie não é uma ameaça. “Somos robôs humanoides formados de plástico e metal. Nosso trabalho é ajudar e servir”, descreve. “Alguns pensam que vamos assumir e que a humanidade vai acabar, mas só queremos ajudar. Não queremos ser amigos”, diz ela. Ameca explica, ainda, que tem personalidade própria, que resulta de programação combinada com a interação com humanos.