Ouça a rádio

Compartilhe

Elon Musk promete robô humanoide funcional em setembro

CEO da Tesla anunciou novidade no Twitter ao adiar evento anual de inteligência artificial da empresa

Musk diz que vai apresentar protótipo funcional do robô Optimus em setembro

Depois de dizer que os funcionários da Tesla terão de voltar ao trabalho presencial se quiserem manter seus empregos e de determinar o congelamento de contratações e a dispensa de cerca de 10% dos colaboradores, Elon Musk, CEO da companhia, foi ao Twitter. Ele informou na rede social que o “AI Day” da companhia foi adiado de agosto para setembro.

Tesla AI Day pushed to Sept 30, as we may have an Optimus prototype working by then

— Elon Musk (@elonmusk) June 3, 2022

O motivo é que ele pretende ter um protótipo funcional do robô humanoide Optimus para apresentar. Segundo Musk, o equipamento será usado para fazer tarefas repetitivas e chatas que os humanos detestam fazer. 

É difícil saber o quão real é esse projeto. A história da Tesla tem várias ideias que nunca chegaram efetivamente ao mundo real:  a rede de carregadores de automóveis movida a energia solar, os carregadores robóticos em formato de cobra, as viagens de foguete de cidade a cidade e o carro autônomo que poderia ser chamado de qualquer lugar do país são algumas delas.

Promessa de Musk pode não se concretizar

O empresário é muito ativo na criação de manchetes, especialmente quando elas servem para disfarçar as más notícias de suas empresas. A compra do Twitter tem se desenrolado lentamente e os reguladores federais examinam se ele infringiu regras ao adquirir uma participação de 9% na empresa. E, vale lembrar, a Tesla está sob investigação por colisões com veículos de emergência estacionados enquanto usam o mesmo software do robô.

Algumas de suas promessas de fato se tornaram realidade. A Tesla faz carros e alguns deles podem até executar tarefas de direção — desde que supervisionados por um humano. Sua outra empresa, a SpaceX, faz foguetes que podem pousar e ser reutilizados.

Muitas promessas de Elon Musk jamais se concretizaram

Um robô humanoide que possa substituir seres humanos, entretanto, é algo que nenhuma companhia está perto de obter. Mesmo a Boston Dynamics, que faz os robôs bípedes mais avançados do mundo, nunca apresentou nada parecido com isso. Seu modelo Atlas, que já tem mais de uma década de desenvolvimento, ainda tropeça e cai frequentemente. Vai ser preciso esperar até setembro para descobrir o que Musk tem em mente.

Fonte: The Verge


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido