Ouvindo...

Mais sete capitais podem ativar o 5G

Operadoras têm meta de instalação de estações em cada capital

5G avança e chega a mais sete capitais na segunda-feira

A próxima segunda-feira (19) vai marcar a chegada do 5G a mais sete capitais brasileiras. Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI) são as próximas cidades as oferecerem a tecnologia.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) liberou a habilitação. Agora, até 28 de novembro, Claro, TIM e Vivo devem garantir oito estações de 5G em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES) já oferecem conexão no espectro de 3,5 GHz. Nas demais capitais, a liberação pode ocorrer até 28 de outubro.

O adiamento foi sugerido pelo Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF). Isso porque é preciso concluir a desocupação da faixa e reduzir eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Se a EAF adotar as medidas necessárias antes desse prazo, a liberação pode ser antecipada.

Cidadãos que recebem o sinal da TV aberta por antena parabólica devem adaptar o equipamento. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar gratuitamente o kit para a adaptação do equipamento no site Siga Antenado.