Desde 2020, entregadores do
Thiago Soares, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comentou no Twitter que foi vítima de um golpe que usa o recurso de segurança contra o cliente. Primeiramente, o entregador entrou em contato com ele para dizer que estava perdido e não conseguia encontrar o endereço por não ser da região.
Logo em seguida, o parceiro do iFood pediu que o Soares enviasse sua localização para que ele pudesse encontrar o local mais facilmente. Ao receber a mensagem e saber o número de celular do cliente, o entregador confirmou que o pedido havia sido recebido e foi embora com ele, em vez de levá-lo ao comprador.
À reportagem da Itatiaia, Soares informou que o iFood reembolsou o valor pago pelo pedido. “Mas o app segue com a mesma falha: usa os quatro últimos dígitos do celular como código de entrega — o que deixa o sistema vulnerável”, lamenta.
Depois que Soares relatou a experiência no Twitter, vários outros usuários da plataforma contaram situações parecidas — tanto no Brasil quanto no exterior.
Como se proteger
Esse é mais um golpe que usa
O iFood diz que repudia desvios de conduta de compradores, estabelecimentos ou entregadores. “A plataforma mantém comunicações a fim de orientar clientes e parceiros sobre golpes. E tem uma equipe interna especializada e dedicada ao acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país”, destaca.