Ouça a rádio

Compartilhe

Alinhamento raro de cinco planetas pode ser visto em junho

Conjunção ocorre a cada 18 anos

Conjunção terã Vênus, Lua, Marte, Júpiter e Saturno alinhados

A cada 18 anos, os vizinhos mais próximos da Terra se alinham no céu e podem ser vistos a olho nu. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão em formação ao longo de junho e, para observá-los, basta levantar meia hora antes do nascer do Sol e ter a sorte de encontrar o céu limpo (sem nuvens).

A qualidade da observação vai ser melhor nas zonas rurais (onde os céus são menos iluminados), mas mesmo em áreas urbanas vai ser possível o espetáculo. Dos planetas da formação, Mercúrio é normalmente o mais difícil de ser visto por estar muito próximo do Sol. Como ele se afastará gradualmente do Sol durante este mês, será mais fácil vê-lo.

Segundo os especialistas, o melhor dia para ver a conjunção é 24 de junho — quando Mercúrio estará mais distante do Sol e poderá ser visto até uma hora antes do amanhecer. E em 23 de junho a Lua estará entre Vênus e Marte, o que vai permitir ver seis corpos celestes alinhados no céu.

Antes da ocorrência atual, o alinhamento foi observado em dezembro de 2004. Depois deste mês, só deve se repetir novamente em 2040.


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido