Ouvindo...

Moraes dá 24 horas para campanha de Bolsonaro provar fraudes em inserções em rádios

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, alegou que auditoria teria identificado que 154 mil inserções não foram veiculadas

Alexandre de Moraes deu prazo para campanha de Bolsonaro provar acusações sobre falta de inserção em rádios

Em despacho publicado na noite de segunda-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou que a campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) apresente em 24 horas provas que atestem as acusações feitas pelo ministro das Comunicações Fábio Faria de que rádios estariam veiculando menos inserções da campanha de Bolsonaro que de seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também:

Durante coletiva de imprensa convocada às pressas no início da noite, Faria alegou que uma auditoria contratada pelo candidato à reeleição identificou que 154.065 inserções de 30 segundos cada não foram devidamente veiculadas.

No despacho juntado à petição, o ministro Alexandre de Moraes declarou que os fatos narrados por Faria não foram acompanhados de “qualquer prova e/ou documentário sério”.

“Nem a petição inicial, nem o citado relatório apócrifo (da autoria contratada) indicam eventuais rádios, dias ou horários em que não teriam sido veiculadas as inserções de rádio para a coligação requerente”, escreveu. O ministro citou ainda que a alegação é grave. “A coligação requerente aponta suposta fraude eleitoral”, pontuou.

Segundo determinado por Moraes, a coligação Pelo Bem do Brasil, que representa a campanha de Jair Bolsonaro (PL), terá 24 horas para juntar “provas e/ou documentos sérios que comprovem sua alegação”. Caso contrário, os autores da petição podem se tornar alvos de inquérito que irá apurar crime eleitoral.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.