Ouça a rádio

Compartilhe

Vaca produz 255 quilos de leite e é campeã do torneio leiteiro da Megaleite 2022

Bovino é tratado com ventilação e banhos refrescantes antes da ordenha

Vaca com maior produção absoluta de leite em nove ordenhas válidas foi Francisca FIV

A vaca com maior produção absoluta de leite em nove ordenhas válidas no desafio leiteiro da Megaleite 2022 foi Francisca FIV, da PEZ, de propriedade da criadora Maria Beatriz do Prado Zago, de Perdizes. Francisca FIV, da PEZ, teve produção total de 255,6 kg/leite e média de 85,2 kg/leite. O animal é mescla de gir e hol.

O criador e marido da proprietária, José Luiz Zago, contou que Francisca é filha de Estrelinha FIV, da Pez, que foi a grande campeã nacional da Megaleite 2016 e foi recordista mundial de produção de leite, categoria vaca jovem.

Além da boa genética, Zago atribui o sucesso ao bem-estar animal. A grande campeã é criada em sistema de compost barn, onde tem direito a ventilação e banhos refrescantes antes da ordenha, para amenizar o calor. “Também não utilizamos nenhum tipo de hormônio, nem ocitocina, que aumenta artificialmente a produtividade do leite”, disse o produtor. Ele contou ainda que a fazenda Céu Azul, Gir e Girolando ZAGO, tem um projeto abrangente de sustentabilidade, com direito até a uma fábrica de bactérias, que elimina a necessidade de adubos químicos.

Já a vaca Solar do Engenho Garoa foi a grande campeã de composição do leite. De composição racial Hol e Gir, ela é de propriedade de Thiago Viana Nogueira, de Sete Lagoas. Ela conquistou o campeonato com uma produção de 201,4 kg/leite e média de 67,1 kg/leite.

A recordista de torneio leiteiro da Megaleite continua sendo a vaca indiana Canvas 2R, com 108,4 kg/leite na edição de 2014.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido